O verão está chegando e você nem começou a se preparar fisicamente para isso? Está preocupado em chegar na praia, ou na piscina do hotel, da pousada ou da sua casa, apresentando um corpo completamente fora de forma? Calma, ainda há tempo para fazer essa história terminar de uma maneira diferente!
Confira algumas das melhores dicas para realizar uma dieta de emergência para os dias quentes que estão chegando. Que tal conferir e entrar logo nessa rotina?
Corte o consumo de bebidas alcoólicas por um tempo
Um dos maiores vilões da nossa dieta diária é, sem sombra de dúvidas, o consumo exagerado de bebidas alcoólicas. Muitos de nós não resistimos a um certo exagero quando o negócio é sentar em uma mesa de bar e tomar uma cervejinha gelada, ou saborear um bom vinho acompanhado da família e dos amigos.
Apesar de ser difícil resistir a essa tentação, e até mesmo você considerar que não exagera no consumo das bebidas alcoólicas, cortar essas calorias da sua dieta até o verão pode ser uma ótima maneira de acelerar a perda de peso e ficar em forma na estação mais quente do ano. Isso acontece porque o álcool, além de ser uma caloria vazia (que não fornece nutrientes), também aumenta nossa retenção hídrica, nos deixando mais inchados. Quando deixamos de consumi-lo, tendemos a perder peso e diminuir o inchaço.
Controle o consumo de carboidratos
Você já deve saber que cortar o carboidrato da sua alimentação e praticar a dieta da proteína não é uma ideia muito boa, não é mesmo? Afinal, precisamos do carboidrato para sobreviver e, principalmente, para perder gorduras!
Apesar disso, diminuir a ingestão de carboidratos nesses meses que antecedem o verão, pode ser uma boa ideia para acelerar a queima de calorias e chegar com o corpo em forma nessa estação do ano. Para fazer isso de maneira eficiente e saudável, não deixe de contar com a ajuda de um nutricionista.
Intensifique a prática de atividades físicas
Para queimar calorias mais rapidamente e chegar no verão em forma, você vai precisar intensificar a prática de atividades físicas. Não existe outra maneira de tornar eficiente a sua dieta de emergência sem contar com a ajuda dos exercícios. Eles elevam nosso metabolismo, melhoram nosso bem estar e, é claro, queimam muita caloria, lhe ajudando a alcançar o resultado desejado rapidamente!
Cuidado com as calorias líquidas
O verão prega uma grande pegadinha na nossa dieta diária, e que pode colocar todo o seu esforço por água abaixo: as calorias líquidas. Tendemos a consumir mais sucos e bebidas açucaradas no verão, já que elas nos ajudam a refrescar e se alimentar de maneira mais rápida. Apesar de serem interessantes na grande maioria das vezes, é preciso ficar atento ao consumo exagerado dessas bebidas, visto que elas podem elevar nosso consumo calórico diário.
Aumente o consumo de fibras alimentares
Se você tem o hábito de comer um pouquinho além da conta, é natural que se sinta com fome após iniciar a dieta de emergência para o verão, já que vai precisar controlar a sua ingestão calórica. Para ajudar a saciar e controlar o apetite, uma boa alternativa é aumentar o consumo de fibras alimentares, com ajuda dos vegetais, dos legumes e dos cereais integrais. Esses alimentos vão lhe fazer sentir menos fome e vontade de comer, influenciando na redução da sua ingestão calórica.
Atualizado em 11 Nov 2015.