Quem ama doce sabe o quanto é difícil resistir a um pedaço de bolo, a um brigadeiro ou até mesmo àquele micro pedacinho de pudim. O fato é que se a ideia é perder os quilinhos extras, o consumo de doce deve ser moderado ou até evitado.
A boa notícia é que existem algumas alternativas saudáveis que ajudam a combater a vontade de comer doce. As frutas, que também são ótimas opções de lanche da tarde, são perfeitas para essa função.
O Guia da Semana listou algumas frutas que enganam a vontade de comer doce. Se liga:
MELANCIA
Bem docinha, a melancia é uma das frutas que enganam a vontade de comer doce. Rica em Potássio, Ferro, Magnésio, Zinco, Cálcio e Vitamina C, ela ainda é uma excelente fonte de água.
MORANGO
Ótimo para ser consumido como lanche da tarde e sobremesa, o morango é tem propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, em antioxidantes, como antocianinas e o ácido elágico, e fibras.
BANANA
Rica em potássio, a banana alivia o desconforto do inchaço e auxilia na eliminação do excesso de sódio no organismo. Uma boa dica é jogar canela por cima da fruta. Além de ser um alimento termogênico, a canela deixa a fruta ainda mais docinha.
CEREJA
Ótima opção de sobremesa e lanche da tarde, a cereja é rica em nutrientes que favorecem a saúde cardiovascular e o sono. Além disso, seus antioxidantes, como os bioflavonoides e as antocianinas, protegem o organismo contra a ação dos radicais livres
BLUEBERRY
Rica em fibras (pectina), antioxidante (bio-flavonoides) e sais minerais (zinco, ferro, potássio e magnésio), a blueberry é conhecida como a fruta da longevidade. Além disso, por possuir propriedades que estimulam a circulação sanguínea e a redução da taxa de açúcar no sangue, ela auxilia no emagrecimento.
DAMASCO
Rico em carotenóides, como o betacaroteno, o damasco pode ser consumido tanto em sua versão seca quanto in natura – na versão seca, o damasco apresenta um grande volume de fibras, que auxilia no combate ao intestino preso.
MELÃO
O melão tem muitos nutrientes incluindo cálcio, vitamina C, vitamina A e as vitaminas do Complexo B, que dão muita energia. Além disso, ele é rico em bioflavonóides, que são excelentes fontes de antioxidantes e anti-inflamatórios. A fruta também tem muitos carotenóides, que diminuem os riscos de várias doenças.
MANGA
Bem docinha e refrescante (experimente colocar a fruta na geladeira alguns minutos antes de consumi-la), a manga é fonte de fibras, antioxidantes, vitaminas A, B, C, E e K, cálcio, zinco, potássio, ferro e magnésio.
Atualizado em 25 Ago 2015.