São Paulo é cheia de opções de arte, cultura, vida noturna e gastronomia, mas muitas vezes esquecemos que a cidade também oferece uma muitas opções de programas para os que amam atividades ao ar livre. O município conta com 106 parques, sem falar de todas as praças e até reservas ambientais com trilhas e cachoeiras.
Pensando em quem ama praticar atividades ao ar livre, o Guia da Semana separou 8 opções de lugares em São Paulo. Confira:
Represas
A Zona Sul de São Paulo guarda duas grandes represas: Guarapiranga e Billings. Ambas estão cercadas por clubes e empresas especializadas em esportes aquáticos que incentivam o uso do espaço. Uma das atividades é o popular stand up paddle, além de canoa, windsurf e muito mais!
Parques
São Paulo tem uma grande quantidade de parques espalhados por toda a sua extensão, alguns muito conhecidos, como o Ibirapuera, em Moema, o Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros, ou o Parque do Carmo, em Itaquera. Todos eles contam com ótimos espaços para corrida e caminhada, bem como ciclismo, skate, basquete, vôlei e até musculação.
Polo de Ecoturismo de São Paulo
Localizado no extremo sul da cidade de São Paulo, o Polo de Ecoturismo de São Paulo guarda a mais conservada área renascente de Mata Atlântica do município, nos distritos de Palheiros e Marsilac. Ao longo de sua extensão, podemos encontrar rios e cachoeiras onde é possível praticar esportes radicais como o rafting, a tirolesa e o rapel, além de muitas trilhas.
Ciclovias
São Paulo está cheia de ótimas ciclovias que ligam o centro a algumas das demais regiões da cidade. A Avenida Paulista e a região de Pinheiros são os melhores lugares para praticar o ciclismo - elas são mais planas que a região da Sumaré, por exemplo. Por lá, as ciclovias também são mais espaçosas e sinalizadas.
Praça Victor Civita
Por 40 anos, o espaço funcionou como um incinerador de lixo. Hoje, é uma praça aberta e gratuita que promove atividades físicas, musicais, de lazer e bem-estar. Lá, você pode praticar aulas de yoga, pilates, dança de salão e ainda utilizar os aparelhos de ginástica disponíveis.
Praça Roosevelt
Localizada entre as ruas Augusta e Consolação, a Praça Roosevelt passou por reformas em 2012 e hoje é uma das principais áreas de lazer da cidade. A praça recebe, diariamente, diversos skatistas que usam a estrutura do local para praticar suas manobras.
Paulista Aberta
Desde 2015, a Avenida Paulista abre para os pedestres aos domingos – nada de carros ou ônibus, só bicicletas podem acessá-la. É uma ótima opção para praticar ciclismo, correr, caminhar e praticar atividades variadas que são promovidas ali.
Viaduto Sumaré e Mirante 9 de Julho
Quem gosta de se aventurar em esportes mais radicais também encontra opções não muito longe do centro da cidade. É possível praticar rapel no Viaduto Sumaré, na estação Sumaré da Linha 2-Verde e no Mirante 9 de Julho, atrás do Masp.
Atualizado em 6 Mai 2019.