Você sabia que o chá tem cerca de 50 % a menos de cafeína do que o café? A bebida quentinha pode ser um valioso substituto para quem está procurando diminuir as doses diárias de café.
Além disso, ele também traz muitos benefícios para a saúde. Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu 7 motivos para você tomar mais chá! Confira:
Ajuda a emagrecer
Por ser uma bebida sem calorias, o chá é um ótimo aliado da dieta. Além disso, alguns chás dão uma forcinha extra para o organismo, aumentando o metabolismo, fazendo-o queimar as gordurinhas. Um ótimo exemplo é o chá de gengibre.
Diminui o colesterol
Uma pesquisa feita pela Universidade Federal de Santa Catarina mostrou que três doses de chá por dia podem diminuir em até 13% as taxas de colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. O melhor chá para alcançar esse propósito é o chá-mate.
Melhora a síndrome do intestino irritado
Os chás de ervas podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável porque são antiespasmódicas. Além disso, chás de gengibre podem acalmar a náusea.
Hidrata
O chá é uma ótima alternativa para se hidratar. Além de fazer bem para o organismo, a bebida ainda tem diversas opções de sabores, pode ser tomada quente e fria e ser incrementada com frutas, canela, gengibre e outros temperos.
Tem menos cafeína que o café
Os chás tradicionais têm menos de 50% de cafeína do que o total encontrado no café. Isso significa que você pode tomar a bebida sem se preocupar com os efeitos desagradáveis no sistema nervoso, como coração disparado e falta de ar.
Está cheio de antioxidantes
Antioxidantes evitam a oxidação do corpo e, assim, ajudam a nos manter jovens e nos protegem de danos causados pela poluição. Um chá branco é menos processado do que o chá preto ou verde e por isso é uma fonte maior de antioxidantes.
Reforça o sistema imunológico
O chá pode melhorar as células do sistema imunológico para que atinjam seus alvos mais rapidamente. O chá de manjericão, por exemplo, tem sido usado durante séculos para ajudar a manter o sistema imunológico forte após ferimentos ou doenças, graças às suas propriedades antibacterianas, antifúngicas e anti-inflamatórias.
Atualizado em 23 Out 2018.