Você já deve ter ouvido falar que tomar uma taça de vinho por dia faz bem para a saúde, certo? Mas você já se perguntou o motivo desta constatação?
A bebida é uma aliada e tanto da nossa saúde, reforçando o sistema cardiovascular, controlando o peso e ainda é anticoagulante. Pensando nisso, o Guia da Semana te trouxe 7 motivos para tomar uma taça de vinho por dia! Confira:
** lembrando que é essencial se consultar regularmente com profissionais da saúde.
Equilibra a pressão arterial
Tomar uma tacinha de vinho por dia ajuda a manter a pressão arterial. Pessoas que sofrem com pressão alta podem se beneficiar deste hábito para regularizar a situação. Porém, vale lembrar que o recomendado é uma taça ao dia, já que o excesso de álcool causa o efeito contrário, aumentando a pressão sanguínea.
Controla o peso
O vinho pode te ajudar a perder peso. Ótima notícia, né? Os polifenóis da uva atuam no cérebro causando o controle do apetite. Pessoas que sofrem com obesidade se beneficiam de uma taça ao dia para turbinar o emagrecimento.
Turbina o coração
O vinho tinto reduz a produção do colesterol ruim, ou seja, reforçando nosso sistema cardiovascular. A bebida, portanto, previne doenças como infartos, arritmia e derrames.
Reduz a formação de pedras nos rins
Você sabia que as pessoas que possuem o hábito de beber uma taça de vinho por dia têm menor incidência de problemas relacionados aos cálculos renais? Isso porque a bebida estimula a diurese dos rins, agindo para desmanchar as pedrinhas formadas nas vias urinárias.
Ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer
O resveratrol, substância presente no vinho tinto, age como um neuro protetor, reforçando nosso sistema neural e evitando o aparecimento de doenças como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.
Auxilia na digestão
Ao consumir a bebida junto com a refeição, o vinho diminui os radicais livres na circulação, o que impede a formação de placas de gorduras nos vasos sanguíneos. Além disso, o gás carbônico da bebida facilita a digestão dos alimentos.
É anticoagulante
O vinho tinto é capaz de turbinar a produção de anticoagulantes ou antitrombóticos. Quem consome diariamente a bebida possui baixos níveis de fibrinogênio, proteína que promove a formação de coágulos de sangue.
Atualizado em 9 Abr 2019.