Guia da Semana

Em uma ação de fiscalização na última terça-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) suspendeu 12 marcas de azeite de oliva que não atendiam aos padrões de qualidade exigidos para comercialização no Brasil.

A medida visa proteger o consumidor e garantir que o produto oferecido nas prateleiras esteja conforme as regulamentações, preservando não só a saúde, mas também o direito à informação correta sobre o que está sendo consumido.

Essa não é a primeira vez que algumas marcas de azeite são suspensas. Conforme já publicado pelo Guia da Semana, em setembro, outra operação já havia identificado e suspenso duas marcas por serem trazidos e distribuídos no Brasil por "estabelecimentos desconhecidos" (o que infringe a legislação sanitária nacional, que exige rastreabilidade e clareza sobre a origem dos produtos).

Segundo a Revista Oeste, as marcas desta última operação foram desclassificadas por fraude, depois de os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária perceberem a presença de outros óleos vegetais na composição do produto.

Confira abaixo quais foram as 12 marcas suspensas:

  • Grego Santorini;
  • La Ventosa;
  • Alonso;
  • Quintas D'Oliveira;
  • Olivas Del Tango;
  • Vila Real;
  • Quinta de Aveiro;
  • Vincenzo;
  • Don Alejandro;
  • Almazara;
  • Escarpas das Oliveiras,
  • Garcia Torres.

Veja mais detalhes abaixo:

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária/Divulgação

As ações recorrentes mostram como o mercado precisa ser constantemente fiscalizado para evitar fraudes que afetam a saúde do consumidor, o direito à transparência sobre a procedência e a qualidade do que chega à mesa dos brasileiros, já que muitos azeites possuem misturas adulteradas, que não respeitam os padrões de pureza exigidos para o produto.

Vale citar que, de acordo com o Ministério da Agricultura, o azeite é o segundo produto mais falsificado no Brasil.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 25 Out 2024.