Quando se fala em colágeno o que a maioria das pessoas acaba lembrando é apenas na pele ou até mesmo rugas, já que esta proteína acaba sendo muito associada a tratamentos dermatológicos.
No entanto, o colágeno funciona sim como um dos principais alicerces da pele, mas também de músculos, ossos, tendões e até mesmo ligamentos. Ou seja, esta proteína é muito necessária para diferentes áreas do nosso organismo.
Com isso em mente, a equipe do Guia da Semana procurou maneiras de diminuir a perda de colágeno no corpo e alguns alimentos que podem ajudar na sua reposição. Confira abaixo:
Como reduzir a perda de colágeno?
Primeiramente, é necessário conhecer e estar bem atento aos seus hábitos do dia a dia. Busque evitar fumar, consumir muito açúcar e carboidratos. Fora a exposição aos raios de luz ultravioleta que podem trazer prejuízos à pele, por isso, é recomendado o uso de protetor solar, maior ou igual a 30.
Agora, conheça os alimentos que podem ajudar na produção de colágeno no seu organismo.
1- Mocotó
O mocotó é basicamente uma parte da canela e do pé do boi, local onde se concentram tendões, cartilagem e tutano. Uma fonte muito rica em colágeno, vitaminas e minerais.
2- Gelatina
Em segundo lugar vem a gelatina, alimento que é composto por colágeno, já que sua matéria-prima é cartilagem de animais em sua maioria. Contam com inúmeras propriedades benéficas, principalmente para o fortalecimento dos ossos.
3- Pé de Galinha
Por último, os pés de galinha, que podem ser adicionados caldos e sopas, contam com uma grande quantidade de colágeno que também pode auxiliar na reposição da proteína no corpo.
Esses alimentos em geral são recomendados por médicos para pessoas com mais idade por contribuir com todo o corpo, mas principalmente os ossos. Mas eles podem ser benéficos para todas as idades, por isso, aproveite e acrescente em sua dieta balanceada esses componentes e garanta um aumento significativo no colágeno de seu organismo.
Por Giovanna de Freitas Raquel
Atualizado em 18 Set 2024.