Comer bem causa muitos benefícios para o corpo, de forma interna e externa. A pele se beneficia - e muito! - de uma alimentação mais saudável e natural. Para quem busca um envelhecimento saudável da pele, inserir nozes e sementes na dieta pode ser uma ótima solução.
Em geral, os frutos secos estimulam a produção de colágeno, proteína responsável por uma pele mais radiante, sem flacidez e com menos rugas. Mas os benefícios do colágeno não acabam por aí! Ele também é essencial para a cicatrização e sustentação do corpo.
Hoje em dia, estão disponíveis no mercado diversos produtos para suplementação de colágeno. Mas, além desses suplementos, a substância pode ser encontrada em alguns alimentos, como carnes vermelhas, frango, peixe e gelatinas.
Ricas em aminoácidos, como glicina, arginina e lisina, e minerais, como magnésio, ferro e silício, as frutas secas são essenciais para manter altos níveis de colágeno no corpo. Confira as três melhores frutas secas, publicados pelo O Globo, para inserir na alimentação.
1. Amêndoas
As amêndoas contam com altas concentrações de ácidos graxos e ômega-3. Juntos, apresentam propriedades antioxidantes, que protegem as células contra os danos causados pelos radicais livres, evitando o envelhecimento precoce da pele. Além disso, as amêndoas são fontes de vitamina E e zinco, nutrientes que favorecem a produção de colágeno.
2. Nozes
Mais um ponto para os antioxidantes! As nozes são fontes de fitoesterois e polifenois, o que beneficia o coração e o cérebro, prevenindo doenças e melhorando a memória e concentração. Além disso, são ricas em ácidos graxos insaturados, fibras e vitamina E, melhorando a saúde da pele.
3. Nuez de la india
Talvez a noz menos conhecida da lista, a nuez de la índia, também conhecida como anacardos, são ricas em cobre. Esse mineral é essencial para manter a saúde dos tecidos conectivos, como as articulações, em boas condições. O cobre participa diretamente da síntese de colágeno no corpo.
Atenção! Mesmo com todos os benefícios listados acima, os frutos secos não substituem o acompanhamento médico. Para ter uma vida saudável, sempre consulte um profissional.
Por Vitória Prates
Atualizado em 2 Out 2024.