Caminhar é uma atividade simples, mas com benefícios poderosos para a saúde. Você certamente já sabe que essa prática ajuda a melhorar a disposição, fortalecer o sistema cardiovascular e na perda de peso, mas sabia que a caminhada é uma incrível aliada ao controle dos níveis de açúcar no sangue?
Para quem busca manter uma vida saudável e diminuir os níveis de açúcar na corrente sanguínea, a inclusão das caminhadas na rotina, é essencial.
Caminhada depois das refeições
Segundo um estudo da Universidade de Harvard, citado pelo Tudo Gostoso, caminhar 15 minutos após cada refeição (o que soma 45 minutos por dia), pode ser altamente eficaz para o controle dos níveis de açúcar no sangue.
A estratégia de dividir o exercício em três sessões curtas supera os efeitos de uma única caminhada longa. Além de ajudar na digestão e contribuir para a perda de peso, essa prática simples tem o potencial de prevenir complicações como diabetes, problemas cardiovasculares e danos aos rins.
Além disso, outro estudo do mesmo segmento, realizado pela Universidade de Granada e publicado na revista Obesity, reforça a importância do momento em que a caminhada é realizada.
O grupo que concentrou mais de 50% dos exercícios moderados a vigorosos entre 18h e meia-noite apresentou quedas significativas nos níveis de glicose, especialmente entre aqueles com metabolismo de glicose prejudicado.
Isso mostra que, além da frequência, o horário da atividade física pode ser um fator determinante para potencializar os efeitos benéficos da caminhada no controle do açúcar no sangue.
Atualizado em 30 Set 2024.