Guia da Semana

Muitas vezes comer chocole pode ser associado a uma "quebra" na dieta ou alto que não deveria ser feito para manter a saúde intacta. No entanto, escolher o tipo ideal pode trazer mais benefícios à saúde do que a maioria pode imaginar.

O tipo certo e, claro, sem abusos, pode ajudar na prevenção de doenças, melhora os níveis de colesterol e até mesmo atua no organismo produzindo substâncias que podem te deixar mais feliz. Ele também pode ser um grande aliado da saúde cardíaca e até mesmo atuar reduzindo o estresse.

Qual é o chocolate ideal?

Para alegria de muitos, os chocolates mais indicados são aqueles que apresentam alta porcentagem de cacau em sua composição, ou seja, quando mais amargo, melhor para você.

Amargo: apesar de não estar entre os favoritos, pelo sabor singular, os chocolates amargos possuem de 63% a 72% de cacau. Sendo eles os mais indicados para a saúde

Meio amargo: De 52% a 62% de cacau, esse chocolate ocupa o segundo lugar entre os favoritos de quem mantêm uma dieta equilibrada. Além disso, pode ser encontrada com outros sabores, como chocolates alcoólicos, com café ou cítricos.

5 benefícios do chocolate

1. Aumento do Bom Colesterol (HDL) :

O cacau pode aumentar consideravelmente os níveis de colesterol (HDL), considerado bom, consequentemente reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

2. Melhora o humor

O chocolate em geral possui propriedades como a serotonina e dopamina, os neurotransmissores responsáveis pelo humor. Também estimula a endorfina, que auxilia na redução de estresse.

3. Estímulo cognitivo

Em particular, o chocolate amargo pode melhorar a função cerebral, devido ao fluxo sanguíneo enviado para o cérebro, graças aos flavonoides. Desta forma, melhorando a capacidade de concentração e memória.

4. Fonte de minerais

Ainda, o chocolate amargo possui magnésio, potássio, ferro e cinco, os responsáveis por várias funções metabólicas, musculares e imunológicas do corpo.

5. Melhora na sensibilidade de insulina

O consumo moderado de cacau ajuda a regular os níveis de açúçar no corpo, diminuindo as chances de desenvolver diabetes do tipo 2, além de melhorar os níveis de insulina.

Apesar de todos os benefícios, esteja atento ao nível de porção de chocolate e também a porcentagem de cacau. Em suma, se puder, priorize as versões mais amargas, elas são mais saudáveis.

Por Silvia Alves

Atualizado em 20 Set 2024.