Guia da Semana

O autismo é uma condição que afeta mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, de acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein. Apesar de muitos diagnósticos serem confirmados apenas em adultos, existem alguns sinais que a sua criança faz parte do Transtorno do Espectro Autista.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, pessoas com este diagnóstico podem ter problemas com comunicação e habilidades sociais. Para além disso, também podem apresentar padrões atípicos de habilidades e comportamentos e hiper focos em sensações.

Atualmente, muitas pessoas diagnosticadas com TEA possuem uma vida independente e autônoma, já que o grau da condição pode variar.

A lista de sinais de autismo foi divulgada pelo Dr. Punit Shah, professor de psicologia e especialista em neurodiversidade da Universidade de Bath, no documentário da BBC 'Inside Our Autistic Minds' (em português, 'Dentro de Nossas Mentes Autistas'). Contudo, caso estes comportamentos estejam presentes no seu filho, é indispensável consultar um médico especialista.

Confira abaixo 5 sinais que podem indicar o TEA:

1. Evitar contato visual

Se o seu filho evita olhar para as pessoas durante conversas, este pode ser um sinal de autismo. Muitas crianças diagnosticadas com TEA evitam contato visual para evitar também a ansiedade.

2. Sensibilidade sensorial

Muitas vezes as pessoas diagnosticadas com autismo possuem uma sensibilidade bastante aguçada para sons altos e poluição sonora. Isso porque essa condição dificulta a filtragem de ruídos relevantes, o que ocasiona ansiedade.

3. Apego à rotina

O padrão rígido de uma rotina diária é seguro para crianças autistas. Mais uma vez, esta sequência de acontecimentos, para eles, previne situações inesperadas e consequente ansiedade.

O apego à rotina pode ir desde uma ordem exata de afazeres ao longo do dia até utilizar sempre o mesmo caminho para ir a algum lugar.

4. Movimentos repetitivos

Não só a uma rotina repetitiva, mas também movimentos repetitivos podem ser sinal de autismo. Em crianças pequenas, é comum o movimento excessivo das mãos, dos dedos e do corpo.

5. Dificuldade na fala

Falar pouco e/ou repetir falas e frases também é uma característica de pessoas diagnosticadas com autismo. Outro sinal é o de repetir sons.

Interpretar e comunicar o que é preciso é um desafio muito grande para crianças com autismo. Se o seu filho apresenta esse e outros comportamentos desta lista, procure um especialista.

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 8 Nov 2024.