Viver até os 100 anos é algo cada vez mais comum. Esse fenômeno interessou os cientistas e depois de muitas pesquisas, eles descobriram que cinco características são mais comuns entre as pessoas conhecidas como centenárias e que vivem mais. As informações são do Globo.
Esses traços de personalidade, junto a outros aspectos psicológicos, ajudam a chegar aos 100 anos. Evite ansiedade e estresse se quiser ser um centenário! Além disso, a alimentação e a atividade física ainda são fatores determinantes. Confira quais são essas características.
1. Vitalidade
Se manter ativo é tudo! Especialmente para alcançar a idade avançada. É importante exercitar-se física e mentalmente, é o que indicam os especialistas e os próprios centenários.
2. Sociabilidade
Uma das formas mais especiais de exercitar a mente é através de conversas. Seja com amigos ou com família, é importante manter o senso de comunidade ativo. Sociabilizar é um dos fatores determinantes para o bem-estar e longevidade.
3. Resiliência
Resiliência é a palavra da moda, mas poucos sabem o que ela significa exatamente. Essa característica está ligada à capacidade de se adaptar a mudanças e superar dificuldades. É difícil, mas é importante exercitar esse lado!
4. Independência
É comum que, à medida que a idade avança, os idosos precisam de mais ajuda para algumas tarefas. Porém, para chegar aos 100 anos, os centenários e especialistas recomendam se esforçar para manter sua autonomia pelo maior tempo possível.
5. Curiosidade
As crianças são as pessoas mais curiosas, muita dessa curiosidade vai se perdendo com o amadurecimento. Para chegar aos 100 anos, é preciso trazer ela de volta. Continue aprendendo e enfrentando desafios, assim terá uma mente sempre ativa.
De acordo com a Organização das Nações Unidas, a quantidade de pessoas centenárias aumentou, e muito, nas últimas décadas. O último censo de 2021 mostrou que são 621 mil pessoas nessa faixa etária dos que vivem mais.
Por Vitória Prates
Atualizado em 3 Out 2024.