Em momentos de estresse e ansiedade, encontrar formas rápidas e eficazes para acalmar a mente pode fazer toda a diferença. Uma técnica simples e poderosa, conhecida como "abraço da borboleta", promete ajudar a aliviar esses sentimentos em apenas cinco minutos.
Como funciona?
Segundo O Globo, o abraço da borboleta utiliza uma combinação de toques suaves e respiração consciente para acalmar o sistema nervoso. Essa técnica faz parte da terapia EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento por Movimentos Oculares, na sigla traduzida em português).
Ao realizar movimentos que simulam o bater das asas de uma borboleta, a prática reduz de sintomas de estresse e ansiedade, sendo ideal para momentos de crise.
Como fazer?
-
Sente-se com as costas retas: encontre uma posição confortável, mantendo a coluna ereta, e feche os olhos ou abaixe o olhar. Comece a respirar profundamente, concentrando-se nas emoções ou angústias que surgirem;
-
Cruze as mãos sobre o peito: coloque as mãos cruzadas sobre o peito, de forma que os dedos médios fiquem sobre as clavículas e os polegares apontem para o queixo. Suas mãos devem imitar o corpo de uma borboleta, com os dedos abertos
- Toques suaves e alternados: dê pequenos toques suaves no peito, alternando as mãos de forma lenta e rítmica. Se o primeiro toque for com a mão esquerda, o próximo deve ser com a mão direita, e assim por diante. Mantenha o ritmo enquanto respira profundamente.
O ideal é fazer pelo menos oito séries de repetições e manter a respiração profunda.
A prática do abraço da borboleta não elimina a necessidade de tratamento psicológico e psiquiátrico. Busque um profissional de saúde mental.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 8 Out 2024.