Guia da Semana

Uma pesquisa dos Estados Unidos divulgou que os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 - presentes em muitos alimentos diferentes - na proteção contra alguns tipos de câncer. O material revelou também que pessoas com níveis mais altos dessas gorduras saudáveis na corrente sanguínea apresentaram menor risco de desenvolver tumores, incluindo os de intestino, estômago e pulmão.

O estudo foi realizado pela Cientistas da Universidade da Geórgia (UGA) - que comprovou que níveis mais elevados de ômega-3 e ômega-6 foram ligados a taxas reduzidas de 14 tipos diferentes de câncer.

"Essas descobertas indicam que a maioria das pessoas deve se concentrar em aumentar a ingestão desses ácidos graxos em sua alimentação", explica Yuchen Zhang, principal autor do estudo e doutorando na Faculdade de Saúde Pública da UGA. Isso porque os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são gorduras saudáveis e essenciais para o organismo, mas o corpo não consegue produzi-los naturalmente, então você deve obtê-los pela alimentação.

Alguns alimentos em que a ômega-3 e a ômega-6 estão presentes:

  • Peixes gordos, como salmão, truta, cavala e sardinha
  • Nozes
  • Sementes, como girassol, cânhamo, linhaça e chia
  • Alimentos ricos em óleos vegetais, como de canola, linhaça e soja

Níveis elevados de ômega-6 e ômega-3 podem reduzir as chances de alguns tipos de câncer, como cabeça e pescoço, esôfago, estômago, intestino, reto, trato hepatobiliar, pâncreas, pulmão, melanoma maligno, tecido conjuntivo mole, rim, bexiga, cérebro e tireoide.

Apesar de esta ser uma recomendação comprovada por estudos científicos divulgados pelo portal O Globo, é sempre recomendado consultar o seu médico a respeito da sua alimentação, mesmo que natural. A prioridade é, acima de qualquer outra, manter uma vida saudável e equilibrada.

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 19 Dez 2024.