A arquitetura desempenha um papel fundamental na forma como experimentamos o espaço ao nosso redor, influenciando não só a estética do ambiente, mas também nosso bem-estar emocional e mental.
Projetos bem elaborados podem promover a sensação de conforto e segurança, enquanto ambientes mal planejados podem gerar estresse ou, até mesmo, ansiedade.
A integração da natureza em projetos arquitetônicos (conhecida como biofilia), tem mostrado benefícios significativos para a saúde mental.
De acordo com o jornal da USP (Univerisdade de São Paulo), ambientes que incorporam elementos naturais, como rios, mares, jardins verticais, áreas verdes e vistas para a natureza, podem reduzir os níveis de estresse e trazer a sensação de conforto.
Para se ter uma ideia, os aspectos culturais têm um papel fundamental na configuração dos ambientes. Por exemplo, pessoas que moram em regiões tropicais apresentam hábitos distintos em comparação às que vivem em locais com estações definidas, como o costume de dormir em redes, uma prática que traz conforto e bem-estar.
Além disso, a flexibilidade dos espaços é crucial para a saúde mental, pois permite que os ambientes se ajustem às necessidades e condições de cada um, fazendo com que a arquitetura do espaço contribua para o seu bem-estar.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 8 Out 2024.