Guia da Semana

Você conhece a biotina? Ela é uma importante vitamina do organismo que, também conhecida como B7, é responsável pela manutenção e fortalecimento de diversas partes do nosso corpo, incluindo unhas e cabelo.

A biotina auxilia na produção de queratina, e por isso é tão recomendada por médicos no fortalecimento de procedimentos estéticos e no crescimento dos fios. Contudo, consulte um especialista para saber se você pode inserir a vitamina na sua dieta.

Para a CNN Brasil, a nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz Andrea de Oliveira Visintainer afirmou que o consumo saudável da B7 pode trazer inúmeros benefícios ao metabolismo.

"A biotina auxilia algumas proteínas a realizar reações essenciais no metabolismo do corpo, pois ajuda no processamento de glicose, ácidos graxos e aminoácidos", confirma Andrea.

As células humanas não são capazes de produzir naturalmente a biotina, por isso seu consumo deve ser de 30g por dia para adultos. Para atingir a meta, muitas pessoas consomem a vitamina encapsulada, contudo, existem alimentos deliciosos que te acrescentam a B7 na dieta. Confira a lista:

  1. Fígado

  2. Ovos, com destaque para consumo da gema

  3. Nozes

  4. Sementes diversas

  5. Peixes

  6. Derivados de leite

  7. Legumes

Andrea afirma ainda que, apesar de não produzirmos naturalmente a biotina no nosso organismo, muitas pessoas necessitam da suplementação da vitamina no dia a dia.

"É algo raro, mas pode ocorrer em situações como nutrição parenteral prolongada sem suplementação adequada, desnutrição grave, distúrbios metabólicos hereditários ou defeitos no metabolismo da biotina", explica.

Apesar dos seus benefícios, é importante se atentar a quantidade ideal de consumo de biotina recomendada pelos médicos. Isso porque o excesso de B7 no organismo pode causa alterações hormonais que podem desequilibrar importantes ferramentas do corpo, como a tireóide.

"Priorizar a obtenção de nutrientes através de uma alimentação equilibrada é sempre a opção mais recomendada. Se surgirem dúvidas ou se houver necessidades particulares, o acompanhamento de um nutricionista ou médico pode auxiliar na elaboração de um plano nutricional adequado. Dessa forma, os benefícios da suplementação podem ser obtidos de maneira otimizada, enquanto os riscos de complicações são minimizados", destacou Bianca Oliveira dos Santos, nutricionista da clínica-escola de nutrição da Universidade Cidade de S. Paulo (Unicid), também a CNN Brasil.

Você também pode gostar de:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 8 Nov 2024.