O chá de hibisco é feito a partir das flores da planta chamada cientificamente de Hibiscus Sabdariffa, que apesar de ser mais comumente encontrada na cor vermelha, também existe em tons de branco e rosa.
Quando se trata de trazer benefícios à saúde, o hibisco é um grande aliado por sua composição nutricional que contém: fenólicos, flavonoides, antocianinas e cumarinas.
Confira abaixo para que serve cada uma dessas propriedades:
Antioxidante
Fenólicos: devido às suas propriedades antioxidantes, eles auxiliam na redução de radicais livres, que ajudam a diminuir as chances do envelhecimento precoce. Além disso, estão ligados à prevenção de doenças crônicas, como problemas cardíacos, mal de alzheimer e outras doenças neurodegenerativas.
Controle da pressão arterial
Flavonoides: essa propriedade auxilia no controle da pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, o que reduz a chances de doenças cardíacas. Ademais, pode contribuir também para o controle de glicose, auxiliando pessoas com diabetes do tipo 2.
Controle do colesterol
Antocianinas: além de proteger a saúde ocular, prevenindo cataratas e degeneração macular, a propriedade também reduz o colesterol LDL, que ajuda a combater o estresse oxidativo do cérebro e inibir células cancerosas.
Previne trombose
Cumarinas: são conhecidas por serem anticoagulantes e prevenirem coágulos sanguíneos, reduzindo as chances de uma trombose ou embolias. Suas propriedades anti-inflamatória ajudam na artrite e problemas respiratórios.
As cumarinas do chá de hibisco também podem ter um efeito protetor no fígado, além de exercer uma atividade antifúngica, combatendo infecções.
Por Silvia Alves
Atualizado em 18 Set 2024.