Guia da Semana

Se você é um chocolatra assumido, com certeza já se questionou sobre os problemas de consumir chocolate todos os dias. Afinal mal, ou não?

A verdade é que tudo consumido em exagero pode causar danos a saúde, mas o chocolate ideal e em quantidades reduzidas pode até trazer certos benefícios.

O Nutrólogo Thiago Viana, pós-graduado em medicina esportiva pela faculdade BWS, nutrologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein afirmou em uma matéria do Tudo Gostoso que "o chocolate amargo, com alto teor de cacau, é uma excelente fonte de antioxidantes, como os flavonoides, que podem ajudar a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Esses antioxidantes podem contribuir para a saúde do coração, reduzindo a pressão arterial e melhorando a circulação sanguínea".

Ainda se tratando de chocolate amargo, a quantidade diária ideal é de 20 a 30 gramas, que equivale de 1 a 2 quadradinhos no tamanho padrão. Contudo, é necessário avaliar as condições individuais e o estilo de vida.

Além disso, o chocolate amargo pode auxiliar na perda de peso, o médico afirma "o consumo moderado de chocolate amargo pode contribuir para a sensação de saciedade devido ao seu teor de gorduras saudáveis e fibras.”

Confira abaixo 5 benefícios do chocolate:

1. Aumento do Bom Colesterol (HDL) :

O cacau pode aumentar consideravelmente os níveis de colesterol (HDL), considerado bom, consequentemente reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL).

2. Melhora o humor

O chocolate em geral possui propriedades como a serotonina e dopamina, os neurotransmissores responsáveis pelo humor. Também estimula a endorfina, que auxilia na redução de estresse.

3. Estímulo cognitivo

Em particular, o chocolate amargo pode melhorar a função cerebral, devido ao fluxo sanguíneo enviado para o cérebro, graças aos flavonoides. Desta forma, melhorando a capacidade de concentração e memória.

4. Fonte de minerais

Ainda, o chocolate amargo possui magnésio, potássio, ferro e cinco, os responsáveis por várias funções metabólicas, musculares e imunológicas do corpo.

5. Melhora na sensibilidade de insulina

O consumo moderado de cacau ajuda a regular os níveis de açúçar no corpo, diminuindo as chances de desenvolver diabetes do tipo 2, além de melhorar os níveis de insulina.

Apesar de todos os benefícios, esteja atento ao nível de porção de chocolate e também a porcentagem de cacau. Em suma, se puder, priorize as versões mais amargas, elas são mais saudáveis.

Por Silvia Alves

Atualizado em 23 Set 2024.