Guia da Semana

Comer frutas regularmente é um hábito fundamental para manter uma alimentação equilibrada e saudável. Entre tantas opções disponíveis, a tangerina se destaca por ser uma fruta cítrica fácil de encontrar em diferentes épocas do ano e muito apreciada pelo seu sabor refrescante e adocicado.

Segundo O Globo, incorporar essa fruta à rotina pode ajudar em diversos aspectos da saúde, especialmente por ser rica em vitamina C, flavonoides, betacaroteno e óleos essenciais. Veja alguns de seus benefícios:

1. Saúde do coração

Rica em fibras como a pectina, a tangerina ajuda a reduzir a absorção de gorduras e protege contra doenças cardíacas, além de ser antioxidante, o que beneficia as artérias e previne a hipertensão.

2. Colesterol equilibrado

As fibras presentes na tangerina auxiliam na redução do colesterol ruim, enquanto os antioxidantes evitam a oxidação das gorduras.

3. Fortalecimento imunológico

Com alta concentração de vitamina C, a tangerina reforça o sistema imunológico e mantém uma flora intestinal saudável.

4. Prevenção de diabetes

Pelo seu baixo índice glicêmico e riqueza em fibras, a tangerina ajuda a estabilizar os níveis de glicose, o que previne a resistência à insulina e o diabetes.

5. Ajuda no controle de peso

Baixa em calorias e rica em fibras, a tangerina dá a sensação de saciedade.

6. Regulação da pressão arterial

O potássio presente na tangerina auxilia na eliminação do excesso de sódio, regulando a pressão arterial e garantindo uma boa circulação.

7. Pele saudável e radiante

A vitamina C e outros antioxidantes da tangerina ajudam a proteger a pele e estimulam a produção de colágeno.

8. Combate à anemia

O consumo de tangerina melhora a absorção de ferro dos alimentos, o que contribui para a prevenção e tratamento da anemia.

9. Alívio do estresse

A casca da tangerina tem propriedades calmantes, o que oferece um efeito relaxante e ajuda a reduzir o estresse.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 2 Out 2024.