Guia da Semana

O gergelim, uma pequena semente com um sabor delicado e versatilidade na culinária, vem ganhando destaque por suas propriedades nutricionais, com antioxidantes, proteínas e ácidos graxos poli-insaturados.

Além disso, é uma das fontes mais ricas de cálcio: o gergelim apresenta uma concentração superior à do leite, sendo uma excelente opção para quem busca fortalecer os ossos, especialmente em dietas vegetarianas ou veganas.

Para se ter uma ideia, uma porção de 100g de gergelim contém aproximadamente 825 mg de cálcio, 8 vezes mais que a mesma quantidade de leite.

Para além dos ossos, veja 5 benefícios do gergelim:

1. Controle do colesterol

O gergelim é rico em fibras solúveis e compostos como a sesamina, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos no sangue. Suas gorduras insaturadas também contribuem para a manutenção de níveis saudáveis de colesterol.

2. Proteico

O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, com 100 g da semente oferecendo 21,2 g desse nutriente, ideal para quem busca aumentar a ingestão proteica na dieta.

3. Regulação do açúcar no sangue

As propriedades hipoglicêmicas do gergelim ajudam a controlar os níveis de glicose, além de retardar a digestão de carboidratos, evitando picos de insulina.

4. Saúde da pele e cabelos

O óleo de gergelim é rico em vitamina E, que hidrata a pele e melhora a saúde dos cabelos, conferindo brilho e vitalidade.

5. Ação antioxidante

As sementes de gergelim contêm antioxidantes como sesamina e sesamolina, que protegem as células contra danos oxidativos e combatem o envelhecimento precoce e distúrbios metabólicos.

Por Giulia Frazão

Atualizado em 15 Out 2024.