Conhecido por seu sabor único, o kiwi é muito mais do que apenas uma fruta exótica para incrementar saladas de frutas e sobremesas.
Isso porque, rica em vitamina C e colágeno, a fruta se destaca por seu potencial de fortalecer articulações e ossos, contribuindo para uma melhor saúde articular.
Além disso, o kiwi também é conhecido por combater inflamações e agir na regeneração dos tecidos, sendo uma excelente escolha para quem busca uma alimentação saudável e funcional.
Consumir a fruta regularmente pode ser um passo importante para quem quer manter a saúde em dia, graças à sua alta concentração de fibras, potássio e vitamina E, que ajuda a combater a constipação, reduzir o colesterol ruim e manter a pressão arterial sob controle.
Além disso, o kiwi também é um aliado na prevenção de problemas ósseos, já que a vitamina C presente na fruta é essencial para a produção de colágeno, uma proteína fundamental para a estrutura e resistência dos ossos.
Vale citar que, um estudo da Universidade Complutense de Madrid, de acordo com o portal ND+ revelou que o kiwi verde possui o dobro da vitamina C em comparação à laranja.
A fruta rica em vitaminas e nutrientes, contribui também para o aumento da vitalidade e estimula a produção de endorfinas, melhorando assim o humor.
Como consumir o kiwi?
1. Maturação
Pressione suavemente a fruta; se não ceder, deixe-a na sombra, em temperatura ambiente, até amadurecer.
2. Armazenamento adequado
Após amadurecer, mantenha o kiwi longe de outras frutas, mesmo na geladeira, para evitar que amadureça excessivamente devido ao gás etileno liberado por outras frutas.
3. Consumo imediato
Quando crus, os kiwis contêm actinidia, tornando-os inadequados para receitas que não serão consumidas imediatamente, como sobremesas e pratos que necessitam de armazenamento prolongado.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 26 Set 2024.