A corrida, antes vista como uma atividade isolada de alguns poucos entusiastas, tornou-se um verdadeiro fenômeno global. As ruas das cidades estão cada vez mais repletas de corredores, de todas as idades e níveis de experiência, basta sair de casa para notar as ruas, praças e parques repletos de pessoas correndo, seja em grupos ou sozinhas, com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar.
O crescimento da prática não é à toa: correr é um dos exercícios mais simples e acessíveis, e seus benefícios vão muito além do emagrecimento. Mas o que explica essa verdadeira febre da corrida? A resposta está nos inúmeros benefícios que essa prática traz para a saúde física e mental.
Confira 15 motivos pelos quais a corrida tem conquistado tantos adeptos e como ela pode transformar sua saúde, de acordo com o portal Tua Saúde.
- Previne doenças cardiovasculares, como infarto;
- Melhora a qualidade do sono;
- Combate a depressão;
- Diminui o risco de diabetes, AVC e câncer
- Estimula a formação de neurônios e melhorar a memória;
- Fortalece os ossos, diminuindo o risco de osteoporose;
- Aumenta a disposição para realizar as atividades do dia a dia;
- Ajuda a emagrecer, já que favorece a queima gordura;
- Melhora o condicionamento físico;
- Melhora a respiração;
- Ajuda a aumentar a autoestima;
- Controla a pressão arterial;
- Aumenta a massa muscular;
- Fortalece o abdômen e aumenta os glúteos;
- Aumenta a expectativa de vida.
A popularidade da corrida não para de crescer no país. Além dos parques lotados de corredores, o número de eventos, como maratonas e corridas de rua, aumentou significativamente.
Muitas pessoas estão trocando a academia pelo asfalto, buscando os inúmeros benefícios que a prática oferece, seja para melhorar a saúde, reduzir o estresse ou simplesmente se conectar com outros corredores.
Tanto a prática da corrida em espaços abertos quanto em esteiras proporciona inúmeros benefícios à saúde. Para aqueles que buscam percorrer grandes distâncias, a corrida ao ar livre é ideal.
Já para quem deseja realizar treinos mais intensos e controlados, como os intervalados, a esteira se mostra uma excelente aliada, permitindo ajustar a velocidade de acordo com as necessidades do treino.
O portal Tua Saúde afirma que correr com regularidade, entre 2 e 3 vezes por semana, dedicando de 20 a 60 minutos a cada sessão, é uma ótima forma de cuidar da saúde. No entanto, é fundamental ressaltar que ultrapassar a marca dos 30 quilômetros semanais pode sobrecarregar o corpo, aumentando o risco de lesões musculares e articulares.
Para otimizar os resultados e prevenir problemas, a orientação de um profissional de educação física para a corrida é indispensável, especialmente para aqueles que buscam percorrer longas distâncias.
Por Gabrielly Bento
Atualizado em 1 Out 2024.