Lavar a louça é uma das tarefas mais simples e corriqueiras da casa. Contudo, você sabia que a hora de secá-la pode ser definitiva para a sua saúde e bem estar?
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, concluiu que germes e bactérias perigosos para a nossa saúde podem estar presentes nessa tarefa - mas existe uma maneira de evitá-los. Para isso, basta secar a sua louça da maneira correta.
De acordo com o estudo, 27,5% dos panos de prato de uma amostra analisada por cientistas apresentou concentrações da bactéria Escherichia coli - popularmente conhecido como E. coli.
A presença dessas bactérias pode ser responsável por uma série de problemas de saúde, inclusive digestivos e no trato urinário. Para evitar a contaminação da E. coli, portanto, o ideal é deixar que suas louças sequem naturalmente no escorredor.
Entretanto, se você necessita guardar as suas louças logo após lavá-las, existem maneiras corretas e mais higiênicas de realizar essa tarefa.
Você pode, por exemplo, trocar com a frequência de, no máximo, 1 vez por semana os seus panos de prato. Isso porque a umidade acumulada nesses tecidos é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.
Além disso, você também pode optar por utilizar um papel toalha para a secagem das louças, assim ele será descartado após o uso e será exclusivamente utilizada em cada prato, talher ou copo lavado.
Destas maneiras, você mantém a organização da sua casa e da sua louça preservando também a sua saúde e bem estar!
Você também pode gostar de:
Por Luíza Fernandes
Atualizado em 12 Dez 2024.