Guia da Semana

Já parou para pensar que as cascas de banana podem ser um verdadeiro tesouro? É verdade! Elas são ricas em nutrientes e surpreendentemente versáteis, podendo transformar sua rotina de maneiras inesperadas.

As informações foram divulgadas pelo portal Tudo Gostoso - e garantem que manter a casca da banana no seu dia a dia pode mudar a sua vida.

Se você deseja reduzir o desperdício e aproveitar todo o potencial desse ingrediente, eis aqui 5 formas criativas de utilizá-lo.

Confira 5 utilidades inusitadas de reaproveitar a casca da banana:

1. Brilho nos sapatos e itens de couro

Não acredite que seus itens de couro só ficam limpos com produtos específicos para tal.

Se você quiser economizar ou se deparou com um item de couro sujo, basta usar cascas de banana. A parte interna da casca pode ser utilizada para polir sapatos, cintos e bolsas de couro, devolvendo o brilho de forma natural.

2. Amaciar carnes

Acredite: as cascas de banana realmente ajudam a amaciar a carne. Colocar as cascas no fundo da panela ou sobre a carne durante o cozimento contribui para manter o alimento mais suculento e macio.

3. Proteção contra insetos

Se os insetos não te deixam em paz, você precisa começar a utilizar casca de banana:

Tente esfregar a casca de banana sobre as picadas de mosquito; ela pode ajudar a aliviar a coceira e a inflamação, graças às suas propriedades anti-inflamatórias.

4. Máscara facial

Quem não gosta de cuidar da pele sem gastar muito, não é? A casca de banana é rica em antioxidantes e pode ser aplicada diretamente na pele para hidratar, reduzir manchas e até combater a acne.

Outra dica é colocar pedaços de casca sob os olhos por alguns minutos para hidratar e suavizar as olheiras, graças aos antioxidantes presentes nela.

5. Limpeza de plantas

Não imagine que as cascas de banana servem apenas para limpar itens de couro! Utilize a parte interna da casca para passar nas folhas das plantas, removendo a poeira e proporcionando um brilho natural. Suas flores e plantas ficarão ainda mais lindas!

Veja também

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 21 Nov 2024.