A dopamina é um neurotransmissor essencial para o cérebro, responsável por regular o prazer, a motivação e o aprendizado. Quando realizamos atividades prazerosas, nossos níveis de dopamina aumentam, dando sensação de satisfação.
No entanto, o uso excessivo de fontes de estímulo (especialmente na atualidade, por conta das redes sociais), pode sobrecarregar nosso sistema de recompensas, criando um certo "vício" nessas pequenas doses de prazer.
Esse desequilíbrio tem motivado muitas pessoas a buscar o detox de dopamina, prática que consiste em uma pausa nas atividades que aumentam demais os níveis desse neurotransmissor, como o uso de redes sociais e o consumo de conteúdos instantâneos (vídeos curtos, por exemplo) para reiniciar o cérebro e restaurar a capacidade de se concentrar em metas significativas e de longo prazo.
Esse jejum de dopamina pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Ao limitar esses estímulos rápidos, é possível reequilibrar ainda os níveis naturais de dopamina, melhorando a capacidade de concentração, motivação e a qualidade do sono. Além disso, estímulos saudáveis podem ajudar a manter o corpo em forma.
Veja abaixo 3 passos simples para fazer o detox, de acordo com a Forbes:
1. Reconheça os gatilhos de alta dopamina
Identifique atividades que sobrecarregam seu sistema de dopamina. Isso vai muito do pessoal de cada um, mas alguns exemplos são: sentir necessidade de sempre olhar as notificações/curtidas das redes sociais, jogar videogame em excesso e assistir muitos vídeos curtos.
2. Substitua por hábitos saudáveis
A dopamina, em si, não é ruim. O problema é o vício nela. Sendo assim, uma opção para reequilibrar o cérebro seria trocar essas recompensas instantâneas por práticas produtivas, como ler, meditar ou fazer exercícios ao ar livre.
3. Otimize seu ambiente de trabalho
Essa atitude é especialmente importante para aqueles que trabalham de casa. Fazendo o detox de dopamina, é possível diminuir distrações durante o horário de trabalho, mantendo o foco e ajudando na produtividade.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 9 Out 2024.