Uma medida simples, mas de grande impacto, pode ser a solução para minimizar o desperdício de comida nas ceias de Natal e Ano Novo. A experiência do Google, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, mostrou que o tamanho dos pratos influencia diretamente no quanto as pessoas consomem e descartam.
Antes da pandemia, a empresa realizou um teste em seus refeitórios: reduziu a profundidade das tigelas utilizadas pelos funcionários. O resultado foi surpreendente. Segundo Emily Ma, responsável pelo programa “Food for Good” da Google, a mudança levou a uma diminuição de até 50% na quantidade de comida servida nos refeitórios, refletindo em uma redução de até 70% no desperdício.
O compromisso do Google com a sustentabilidade vai além dos refeitórios. A empresa estabeleceu como meta cortar pela metade o desperdício de alimentos até 2025 e eliminar completamente o envio de resíduos para aterros sanitários. Para isso, investe em tecnologias e métodos que podem ser replicados em diversos setores.
Uma das soluções adotadas foi o uso de ferramentas que monitoram o que é descartado nas cozinhas, permitindo ajustes na compra de ingredientes e no preparo dos pratos. Os chefs também adotaram práticas como separar os ingredientes para reaproveitá-los em novas receitas, como saladas feitas com partes de vegetais que geralmente seriam descartadas.
“Pequenos cuidados, como cortar o topo de um morango com um pouco mais de precisão, fazem a diferença”, explicou Emily Ma.
O experimento do Google pode ser adaptado às festas de fim de ano em famílias e reuniões sociais. Servir porções menores e estimular os convidados a repetirem o prato apenas se ainda estiverem com fome são algumas medidas que ajudam a evitar o desperdício.
As festas podem ser uma oportunidade para adotar uma abordagem mais consciente para o desperdício de comida. A preparação de receitas com sobras de ingredientes são exemplos de atitudes simples que fazem a diferença.
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Por Gabrielly Bento
Atualizado em 3 Dez 2024.