Deixar de remover a maquiagem antes de dormir é um hábito que pode prejudicar seriamente a saúde da pele. Isso porque, durante o sono, a absorção das substâncias presentes nos cosméticos acaba sendo facilitada, podendo obstruir os poros.
Somado a isso, a sujeira e a poluição que se acumulam ao longo do dia também ficam retidas na pele quando a maquiagem não é removida adequadamente.
Segundo o Uol, muitas maquiagens contêm compostos como polietilenoglicol (PEG), acrilatos e petrolatos, que são derivados do petróleo e podem apresentar impurezas e metais pesados.
Além disso, os parabenos, comumente usados como conservantes, são conhecidos por serem disruptores endócrinos, ou seja, podem interferir no sistema hormonal.
Veja 4 malefícios de dormir de maquiagem:
1. Comprometimento da respiração da pele
O acúmulo de maquiagem bloqueia a respiração da pele, dificultando o processo natural de renovação celular.
Além disso, a sujeira acumulada pode alterar o microbioma (comunidade de microrganismos) local, assim facilitando a proliferação de ácaros e fungos, que pode agravar condições como dermatite seborreica e rosácea.
2. Aparição de espinhas e cravos
A falta de higienização pode levar ao surgimento de espinhas e cravos (comedões) logo ao acordar.
3. Aparição de alergias
A exposição prolongada à maquiagem pode causar sensibilização da pele e, com o tempo, resultar em alergias. Inclusive, o acúmulo de produtos pode, a longo prazo, causar alterações no DNA das células da pele.
4. Problemas oculares
Maquiagens para os olhos podem deixar resíduos nos tecidos oculares. Ao dormir com maquiagem nos olhos, você pode acordar com irritações ou inflamações nos olhos, tendo sintomas de ardência, lacrimejamento, vermelhidão e coceira.
Vale lembrar que, apesar das maquiagens passarem por testes de segurança, seus compostos químicos são pensados para uso temporário. Sendo assim, a limpeza noturna é essencial para garantir que a pele se recupere dos danos diários e se mantenha saudável.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 10 Out 2024.