Guia da Semana

A ora-pro-nóbis tem ganhado cada vez mais espaço na mesa dos brasileiros, especialmente no cardápio de quem busca uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Mas uma dúvida comum é: será que essa planta pode ser consumida crua? E, mais importante, isso é seguro?

O que é a ora-pro-nóbis?

Segundo o Metrópoles, a ora-pro-nóbis é uma planta trepadeira nativa da América do Sul, com folhas escuras que fazem parte da família dos cactos, seu nome curioso vem do latim e significa "rogai por nós". Além de ser utilizada na alimentação, ela também tem destaque na medicina popular por suas propriedades nutricionais.

Muito rica em proteínas, a ora-pro-nóbis é uma excelente fonte de aminoácidos essenciais, fibras, vitaminas, e minerais como ferro, magnésio e cálcio. Por isso, tem sido chamada de "carne vegetal", sendo amplamente utilizada em dietas vegetarianas e veganas para suprir a necessidade proteica.

Ela pode ser consumida crua?

A ora-pro-nóbis pode sim ser consumida crua. No entanto, alguns cuidados básicos devem ser tomados. Podem ser adicionadas diretamente a saladas, sucos verdes, smoothies ou até usadas como acompanhamento em sanduíches e wraps.

“Podemos comer sim a ora-pro-nóbis crua, inclusive ela é bastante usada em saladas e tem um sabor suave que harmoniza com outras hortaliças”, explica a farmacêutica especializada em fitoterapia Angela Xavier, em exclusiva ao Metrópoles.

No entanto, é muito importante higienizar adequadamente as folhas antes do consumo cru. Isso porque, assim como qualquer vegetal, ela pode conter resíduos de terra, agrotóxicos ou microrganismos prejudiciais à saúde.

Oxalato

Uma das principais preocupações em relação ao consumo cru da ora-pro-nóbis está relacionada ao oxalato, uma substância presente em algumas variedades da planta, principalmente na espécie de flor rosa (Pereskia grandifolia). O oxalato pode dificultar a absorção de minerais importantes como cálcio e ferro, e em grandes quantidades, pode sobrecarregar os rins.

É justamente por conta desta substância que recomenda-se o cozimento da ora-pro-nóbis antes do consumo. O calor ajuda a reduzir significativamente a quantidade de oxalato presente nas folhas, quase eliminando toda substância. Porém, o processo de lavagem citado mais acima, já ajuda a diminuir o oxalato presente na planta.

Desta forma, pessoas com tendência a problemas renais devem moderar o consumo da ora-pro-nóbis, especialmente crua, já que a planta é rica em oxalatos.

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 26 Set 2024.