O chá de maracujá é uma bebida deliciosa que vem ganhando cada vez mais espaço na rotina de quem busca momentos de tranquilidade, sendo uma escolha popular para quem busca aliviar os sintomas de ansiedade e o estresse do dia a dia.
Diferente do suco, que é feito com a polpa da fruta, o chá é preparado com as folhas do maracujá, oferecendo um efeito tranquilizante natural que acalma a mente e ajuda a melhorar o sono.
De acordo com o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira, o efeito relaxante do maracujá vem das partes aéreas da planta, como folhas e flores, que ajudam a tratar a ansiedade leve, aliviando irritabilidade, nervosismo e insônia.
O chá pode ser preparado com folhas verdes ou desidratadas, ambas ricas em compostos que promovem o relaxamento. Além de ser uma aliada contra o estresse e ansiedade, a bebida também traz uma série de outros benefícios que vale a pena conhecer. Confira abaixo outros 4 benefícios da bebida:
- Melhora do sono: suas propriedades relaxantes melhoram a qualidade do descanso;
- Ação antioxidante: possui antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres no corpo;
- Auxílio digestivo: a bebida ajuda a aliviar desconfortos estomacais relacionados ao estresse e melhora a digestão,
- Saúde cardiovascular: o chá de maracujá contribui para a saúde do coração, protegendo as células e ajudando a reduzir a pressão arterial.
Como preparar?
- Use 1 colher de sopa (3g) de folhas secas de maracujá, ou 2 colheres de sopa (6g) para folhas frescas;
- Adicione 150ml de água fervente e tampe;
- Deixe por 7 minutos e depois coe;
- Sirva e beba.
O chá de maracujá deve ser consumido por pessoas acima de 12 anos, que podem tomar 150ml de 10 a 15 minutos após o preparo, 1 a 2 vezes ao dia. Vale lembrar que a bebida não substitui acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Em caso de sintomas de ansiedade, busque um profissional de saúde mental.
Por Giulia Frazão
Atualizado em 10 Out 2024.