Guia da Semana

O médico Michael Greger idealizou uma nova maneira de consumir alimentos que prometem retardar o envelhecimento e melhorar, em muitos aspectos, a qualidade de vida.

As informações são fruto de uma pesquisa para o mais novo livro de Michael: 'Comer para não envelhecer: conheça o poder dos alimentos capazes de retardar os efeitos do tempo na sua saúde".

Na obra, o médico defende a ideia de que o conceito de 'microvida', no qual cada "janela" de 30 minutos representa uma fração da expectativa de vida que nos é dada, a partir da juventude, dentro do milhão de momentos que temos à disposição.

Dada essa concepção, comer um hambúrguer ou fumar cigarros estaria diretamente associado a perder uma 'microvida'. Como resultado, múltiplas perdas de 'microvidas' diminuem nosso tempo na Terra e prejudicam nossa saúde.

"Os genes carregam a arma, o estilo de vida aperta o gatilho", afirma Michael em sua obra. Segundo ele, foram necessários 20 anos de pesquisa para comprovar a existência das 'microvidas' e a sua influência na saúde do nosso organismo.

Por conta disso, o médico defende um estilo de alimentação majoritariamente recheado de plantas.

Além disso, também prega que são essenciais cinco porções diárias de frutas, comer legumes e verduras, caminhar durante 20 minutos, manter um peso saudável e não fumar.

Essas são algumas chaves que prometem adiar o envelhecimento e, segundo Michael, proporcionam "um risco 40% menor de morrer nos quatro anos subsequentes à velhice".

Você também vai gostar de:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 28 Nov 2024.