Na correria do dia a dia, encontrar alimentos que combinem sabor, praticidade e benefícios para a saúde é uma verdadeira vitória. A batata-doce é exatamente isso: um superalimento nutritivo e versátil que pode transformar sua alimentação.
Seja para quem busca energia, equilíbrio ou simplesmente uma opção saudável para variar o cardápio, ela se destaca como uma escolha completa e cheia de possibilidades.
Além de ser rica em fibras, vitaminas A, C e do complexo B, e minerais como potássio e ferro, a batata-doce tem propriedades que fazem bem ao organismo como um todo.
Ela fortalece a imunidade, ajuda no controle da pressão arterial, melhora o funcionamento do intestino e, por conter antioxidantes como betacaroteno e antocianinas, ainda contribui para a saúde dos olhos e a prevenção do envelhecimento precoce. Tudo isso com um índice glicêmico controlado, o que a torna uma ótima opção até mesmo para quem tem diabetes.
Além disso, conforme aponta o portal NDmais, para quem pratica atividades físicas, ela é ainda mais interessante: oferece energia, ajuda no ganho de massa muscular e melhora o desempenho nos treinos.
Na hora de escolher, as opções são variadas: a branca, muito comum no Brasil, é a preferida por sua facilidade de conservação; a alaranjada, rica em betacaroteno, tem sabor suave e é ótima para purês; já a roxa é um destaque em antioxidantes e traz ainda mais benefícios.
Independente da escolha, todas podem ser preparadas de forma simples e saborosa, seja assada, cozida ou incorporada em receitas mais elaboradas, até mesmo sobremesas.
Incluir o superalimento no seu dia a dia não precisa ser complicado. Com seu sabor agradável e suas diversas possibilidades de preparo, a batata-doce é aquele ingrediente que pode surpreender, tanto no prato quanto nos benefícios que oferece ao seu corpo.
Você também pode gostar:
Por Lillia Soares
Atualizado em 27 Nov 2024.