Guia da Semana

Para quem quer praticar esporte, não faltam opções de treinos disponíveis por aí. Contudo, se você quer um esporte multifuncional que, para além de todos os benefícios da endorfina liberada, te garante ainda uma ótima rotina de sono, você deve escolher a natação.

Uma aula de 1h de natação - na qual séries de nados crawl, peito, borboleta ou costas são repetidos constantemente - é ideal para acalmar o organismo a noite. Estes exercícios são aeróbicos, ou seja, de baixa intensidade e alta resistência.

Por conta disto, a revista especializada Healthline afirmou que grupos de idosos que passaram a inserir treinos aeróbicos na rotina - especialmente a natação - notaram uma melhora bastante significativa na saúde de seus sonos.

Além disso, concluiu-se que a natação é capaz de liberar miocinas, substância que acelera o metabolismo de gorduras; e também dopamina e serotonina, que reduzem o estresse e melhoram o bem estar.

A natação é um esporte completo?

Em entrevista ao mesmo veículo, a médica Elizabeth Vilamowski, especializada em medicina esportiva e membra da comissão da Associação Civil de Medicina Esportiva (ACMDBA) defendeu a natação como uma das modalidades de esporte mais completa que existe.

"A natação é a capacidade que permite ao ser humano deslocar-se na água através da propulsão realizada por movimentos rítmicos, repetitivos e coordenados dos membros superiores e inferiores e do corpo. Permite ficar na superfície, vencendo a resistência que a água oferece para se movimentar sobre ela", descreve Elizabeth.

Contudo, a médica afirmou que somente frequentar piscinas não é suficiente para um treino completo - e que o ideal é encarar a natação unida a algum treino funcional, como o crossfit e a musculação.

O preparador físico Pablo Benadiba, também a Healthline, afirmou que inclui na rotina de treino de seus nadadores treinos externos ao nado:

"É por isso que existe o crossfit, onde estão envolvidos muitos grupos musculares, ou o treinamento funcional. Com o ashtanga yoga você trabalha os grandes grupos musculares, não apenas a respiração. O mesmo acontece com a calistenia", complementa.

A natação possui inúmeros benefícios, contudo, é importante consultar o seu médico se esta é a melhor opção para a sua saúde. Por exemplo, o esporte pode ser contraindicado para pessoas com infecções pulmonares, bronquites e crises de asma.

Além disso, também não é recomendado para pacientes diagnosticados com infecções otorrinolaringológicas, como faringites agudas, sinusites, otites, anginas, surtos de eczema ou reações cutâneas. Por isso, é muito importante realizar um check-up prévio antes de encarar esse esporte.

Veja também:

Por Luíza Fernandes

Atualizado em 11 Nov 2024.