Guia da Semana

Nos últimos dias, muitos brasileiros sentiram diferentes efeitos provocados pelo ar seco. Em algumas regiões, essas condições foram intensificadas devido à poluição e um aumento da fuligem de queimadas florestais.

No dia 9 de setembro, por exemplo, a capital paulista foi considerada a cidade com o ar mais poluído do mundo, segundo o ranking do site suíço IQAir. Nesta segunda-feira (30), o município de São Paulo ocupa a 22ª posição, das 120 localidades mais poluídas.

Todo esse cenário contribui para uma série de problemas de saúde, como sangramentos pelo nariz, crises alérgicas, irritação nos olhos e ressecamento da pele.

Para amenizar esses efeitos, muitas pessoas buscam métodos para umidificar o ar em casa. Aliás, essas estratégias podem continuar sendo bem-vindas nos próximos dias, já que entre hoje (30) e 7 de outubro, a previsão é de tempo seco em várias áreas do Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as regiões Nordeste e Centro-Oeste enfrentarão calor e um clima seco. No Sudeste, pode ter chuvas em locais isolados de São Paulo, leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já nas demais localidades, o tempo também será quente e seco.

Com isso, os meios para driblar esse tempo e deixar a casa umidificada vão desde o uso de plantas para ambientes internos até o aproveitamento do vapor do banho. Confira algumas dicas abaixo.

Veja 5 maneiras de umidificar a sua casa

1. Coloque uma toalha molhada no quarto

Molhe uma ou mais toalhas e as deixem estendidas em cadeiras no quarto, nos pés da cama ou na cabeceira. Assim, o tecido concentra um nível de água capaz de melhorar o ar do ambiente. Aliás, esse efeito pode ser mais eficaz se as portas estiverem fechadas.

2. Deixe o vapor do banho espalhar pela casa

Ao tomar um banho mais morno, é possível perceber o vapor da água se concentrando na região. Por isso, vale deixar a porta do banheiro aberta para que esse vapor se espalhe por vários espaços da casa. Assim, você terá um ar umidificado de uma forma bem caseira.

3. Deixe as roupas secarem em casa

Ao lavar as roupas, vale posicionar um varal prático em algum cantinho da casa e deixar as vestimentas secarem por ali. Isso porque, conforme as roupas foram secando, a água contida nos tecidos será liberada para o ambiente.

4. Coloque baldes de água nos cômodos da casa

Muitas pessoas já conhecem essa estratégia simples e bastante eficaz. Por isso, aposte em um balde de água fervente, que irá umidificar bem o ar. Apenas tenha cuidado para não se queimar com o líquido.

Se desejar, é possível adicionar algumas gotinhas de óleos essenciais de sua preferência, para proporcionar um ambiente ainda mais relaxante.

5. Aposte em plantas de ambientes internos em casa

Muitas espécies de plantas são verdadeiros filtros naturais, aliviando, até mesmo, a quantidade de pó no ambiente. Além disso, é possível aproveitar a estética dos vegetais para decorar a casa, deixando-a ainda mais aconchegante.

Algumas dicas são: samambaia, jiboia e espada-de-são-jorge. Mas lembre-se de cuidar bem das plantas, com a frequência de regas e a quantidade de iluminação necessárias para cada uma delas. Assim, as espécies permanecerão saudáveis para auxiliarem na melhora do ar seco.

Por Jennifer de Carvalho

Atualizado em 30 Set 2024.