Guia da Semana

Já imaginou uma bebida alcoólica que pudesse fazer bem para a saúde? Existe uma específica que é sempre assunto entre os que apreciam um bom drink, mas não querem abrir mão de manter uma rotina saudável.

Trata-se do vinho, que conta com a presença de antioxidantes, polifenóis e resveratrol, ela pode auxiliar na proteção das artérias, além de melhorar o colesterol (LDL).

De acordo com o jornal O Globo, diversos estudos revelam que a ingestão moderada de álcool pode beneficiar o coração, além de ajudar a proteger a função cognitiva e reduzir o risco de demência. Em doses moderadas, a bebida alcoólica também ajuda diminuir a inflamação do cérebro e limpar as toxinas, inclusive as ligadas ao Alzheimer.

Uma entrevista para o portal Nd Mais, a cardiologista Yulia Marshintseva afirmou que o vinho tinto tem oito vezes mais propriedades antioxidantes do que o vinho branco, o que pode colocá-lo como um aliado maior à saúde.

No entanto, a médica ressalta que, ainda que o vinho tinto possa ser considerado uma bebida benéfica para o coração, tomá-lo diariamente não é uma fórmula mágica de prevenção para todas as doenças. Ou seja, o consumo casual não fará mal ao coração, mas em excesso é possível que isso cause outros problemas, como doenças hepáticas e problemas de hipertensão.

"A ingestão de 100 a 200 mililitros de vinho tinto dificilmente terá efeitos nocivos ao coração, mas a percentagem de benefício também é pequena, dificilmente será particularmente perceptível", afirma a cardiologista ao Nd Mais.

Ainda de acordo com a médica, além de conter antioxidantes, que reduz a necessidade de oxigênio do miocárdio, essa bebida ajuda a decompor o colesterol, tonifica os músculos, alivia dores musculares após o exercício, é capaz de remover os radicais livres do corpo, além de ter um efeito positivo nos órgãos internos.

Por Silvia Alves

Atualizado em 19 Set 2024.