O banho dos idosos é sempre um grande momento durante o dia a dia dos cuidadores e familiares, isso acontece pois ele requer alguns cuidados maiores, principalmente, quando o assunto é a segurança.
Neste momento, é possível que surjma diversas dúvidas como: "Quantos banhos devem ser dados?", "Quais produtos podem ser usados?", "Existe uma maneira mais simples?", etc.
De acordo com o portal NdMais, com o passar dos anos, a pele dos idosos se torna mais sensível, pois o filme hidrolipídico, responsável por proteger a pele e manter os níveis de hidratação elevados, acaba enfraquecendo.
Uma alternativa, segundo o Daily Caring, é realizar o banho com sabonete, shampoo e outros produtos de 2 a 3 vezes por semana, e nos outros dias higienizar apenas com a água corrente.
No caso de idosos acamados, banhos com toalhas umedecidas com água morna também são uma boa opção.
Esses métodos são capazes de manter a higiene sem comprometer a integridade da pele dos mais velhor. Mas lembre-se, área genitais, axilas e rosto devem ser higienizadas diariamente.
Confira algumas dicas para deixar o banho dos idosos mais seguro:
- Inserir antiderrapantes e barras de apoio são uma excelente ideia para evitar quedas, além disso, as barras de apoio podem auxiliar o idoso em sua locomoção pelo cômodo;
- A altura do vaso sanitário deve ser elevada, assim minimiza o esforço na hora de levantar e sentar;
- O assento no chuveiro é indispensável, isso auxilia os cuidadores e permite que o idoso tenha mais segurança, hoje já é possível encontrar assentos dobráveis para essa função, o que certamente tornará o ambiente mais aconchegante e seguro para o banho dos idosos.
Por Silvia Alves
Atualizado em 19 Set 2024.