Guia da Semana

Queridinha dos nutricionistas, a chia é um tesouro nutricional da América Latina que já conquistou o mundo tudo. Suas sementes podem ser pequenas, mas conta com muitos benefícios nutricionais.

Inserir a chia na dieta pode ser um sucesso para quem busca aumentar a ingestão de fibras e emagrecer, até pode ajudar quem tem doenças crônicas. Saiba como consumir chia para obter os melhores resultados, segundo a Activia.

Benefícios da chia

Rica em gorduras poli-insaturadas (ômega 3), fibras, proteínas, calcio, fósforo e zinco. A chia é completa! Além disso, segundo pesquisa da Universidade de Harvard, as sementes contém todos os nove aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo.

Acima de tudo, a chia é composta, principalmente, por fibras. As fibras são as melhores amigas do intestino, garantindo o bom funcionamento do mesmo. Elas promovem a sensação de saciedade.

Além disso, elas reduzem a velocidade da digestão, fazendo com que a glicose dos alimentos seja liberada mais lentamente para a corrente sanguínea. Aumentar o consumo de fibras também pode evitar a sensação de cansaço e irritação e os picos de hipoglicemia.

Quer mais motivos para amar a chia? As fibras solúveis da chia também podem ajudar a reduzir a absorção de gorduras no intestino. Aliadas aos ácidos graxos poli-insaturados, como o ômega 3, podem ajudar a proteger a saúde do coração.

Chia ajuda a emagrecer?

Um dos principais benefícios da chia é aumentar a saciedade. Ela reduz a velocidade em que os alimentos são digeridos, assim permanecendo mais tempo no estômago. Então sim! A chia pode ser uma aliada no emagrecimento, mas ela não faz milagre. Para emagrecer de forma saudável é preciso consultar um nutricionista.

Como consumir a chia corretamente?

A melhor maneira de inserir chia na alimentação é no café da manhã, segundo pesquisa publicada na "Nutrition Research and Practice". Isso porque comer essas sementes na primeira refeição do dia aumenta a saciedade e reduz a ingestão de alimentos a curto prazo.

Ou seja, se o café da manhã já era considerado a refeição mais importante, imagina incluir esse supergrão para dar a energia prolongada que precisa para começar o dia?

Vale citar que a chia é um alimento muito neutro, podendo dar um toque crocante em pratos tanto doces quanto salgados. Também pode ser adicionada em sucos, vitaminas e frutas para aumentar a ingestão de fibras.

Por Vitória Prates

Atualizado em 26 Set 2024.