Guia da Semana

Se tem uma fruta usada na culinária há séculos é a uva. O alimento é tão versátil que faz parte de diversas receitas como sorvetes, trufas, tortas e crumbles. Outra maneira de apreciar o seu sabor é a partir do preparo do suco de uva.

A bebida natural é a queridinha de muitos, e o seu efeito vai além de um gosto agradável, já que ela proporciona diversos benefícios para a saúde. Porém, para algumas pessoas ele pode não ser tão benéfico.

O suco de uva da cor roxa tem uma função antioxidante capaz de melhorar vários aspectos do organismo, como o sistema imunológico e um efeito antimicrobiano. Além disso, a bebida pode auxiliar também no controle de doenças oculares e melhorar a circulação sanguínea.

Ainda, um estudo publicado na revista científica Food and Bioprocess Technology destaca que o potencial positivo da uva em riscos cardiovasculares, devido à sua riqueza de compostos polifenóis. Mas como se trata do coração, por exemplo, é sempre importante buscar a avaliação de um cardiologista sobre os alimentos e as bebidas que podem servir como preventivos.

Quem deve evitar o suco de uva?

Os sucos naturais de frutas proporcionam ao organismo várias substâncias nutritivas. Mas antes de incluí-los na dieta, é importante consultar um médico, pois alguns pacientes podem ter condições que limitam o consumo de determinadas bebidas, como a de uva. Segundo o portal Receita da Boa, algumas contraindicações são:

  • Paciente com diabetes

Por conter um alto teor glicêmico, os diabéticos devem ser cautelosos com o suco de uva, para não aumentar o nível de glicose no sangue.

Além disso, um artigo publicado na Healthline destacou que o suco de frutas possui menos fibras, quando comparado com as frutas inteiras. Com isso, a bebida pode atrapalhar a absorção de açúcar no sangue e, consequentemente, afetar o seu índice no organismo.

  • Pacientes com gastrite e refluxo

Pessoas acometidas por essas condições precisam se atentar ao suco de uva, pois a bebida possui uma acidez que pode agravar esses problemas.

  • Pacientes com problemas renais

Muitas pessoas com esses quadros precisam evitar alimentos com potássio, substância presente na uva. O composto pode ser prejudicial aos rins, com a possibilidade de dificultar a sua função de eliminar os excessos do sangue.

Além desses três fatores, o suco de uva não tem o efeito de saciedade, quando comparado com a fruta. Então é preciso cautela em relação ao ganho de peso, para não chegar a quadro que comprometa a saúde. Com isso, apesar de saborosa e nutritiva, a bebida deve ser consumida equilibradamente, mesmo por aqueles sem restrições.

Por Jennifer de Carvalho

Atualizado em 27 Set 2024.