Guia da Semana

A pandemia acelerou uma tendência que já vinha ganhando força nos últimos anos: a prática de atividades físicas no conforto do lar. Com academias fechadas e restrições de circulação, milhões de pessoas buscaram alternativas para treinar, manter a forma física e a saúde mental.

Mas será que os exercícios caseiros são tão eficazes quanto os realizados em um ambiente profissional, como as academias?

Hoje, nos Estados Unidos, cerca de 30% dos praticantes de atividades físicas optam por se exercitar em casa, segundo o jornal O Globo.

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Harvard, a resposta é positiva — ao menos em termos de queima calórica. O levantamento revela que, seja com ou sem aparelhos, é possível atingir níveis semelhantes de gasto energético em casa.

Um exemplo citado é a queima de até 180 calorias em 30 minutos de musculação para uma pessoa de 56 kg, o número sobe para 252 calorias no caso de alguém com 83 kg.

Já para quem prefere o treino aeróbico, atividades como pular corda, quando realizadas de forma intensa, proporcionam uma queima de até 304 calorias para indivíduos de 56 kg e 503 para aqueles com 83 kg.

Ainda assim, o sucesso desse tipo de atividade depende de fatores além do esforço físico. A praticidade de exercitar-se em casa exige disciplina, uma barreira que, segundo a instrutora Jennie Brown, especializada em barre fit e fundadora do Meet You at the Barre, pode ser desafiadora para algumas pessoas.

“A disciplina de se exercitar em casa é mais adequada para algumas pessoas do que para outras”, afirma Brown ao DailyMail.

Para quem deseja investir no treino doméstico, é possível recorrer a uma variedade de modalidades que dispensam o uso de grandes aparelhos, como exercícios de ginástica, treinos de força com fitas de suspensão, yoga, bicicleta ergométrica e até danças.

Esses métodos permitem que o praticante mantenha a frequência recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que sugere de 150 a 300 minutos semanais de atividade física de intensidade moderada para adultos, ou o equivalente em atividades de alta intensidade.

Desta forma, o segredo reside na consistência e na escolha da atividade que melhor se encaixa no perfil e objetivos de cada pessoa. Para treinar na academia ou em casa, a fórmula para uma vida ativa e saudável envolve disciplina, persistência e, acima de tudo, uma abordagem realista e adaptada ao estilo de vida de cada um.

Assista também:

Por Gabrielly Bento

Atualizado em 11 Nov 2024.