Provavelmente já deve ter ouvido que uma taça de vinho por dia poderia contribuir com a saúde e trazer benefícios ao seu organismo. No entanto, será que isso é realmente verdadeiro?
Uma das principais questões sobre o uso do vinho para a saúde, de acordo com os mais antigos, era o fato de que ele supostamente ajudava na prevenção de problemas cardiovasculares. No entanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) contra-argumentam isso.
De acordo com os órgãos oficiais, ao contrário do que muitos pensam, o suco de uva é a opção mais saudável e adequada para ser integrada na rotina e não a taça de vinho.
O suco é uma opção mais viável já que o vinho possui um teor alcoólico que mesmo em pequenas quantidades pode trazer vários problemas à saúde como, por exemplo, inflamações, mairo propensão ao alcoolismos e até mesmo hipertensão.
No entanto, não é qualquer suco de uva que deve “substituir” a taça de vinho, mas sim a sua versão integral, que não contém adição de conservantes e açúcares.
Vale citar, que por si só a uva já conta com diversos benefícios, afinal, tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Além de ser uma fonte de vitaminas, minerais, entre outros compostos que ajudam no funcionamento do organismo.
Apesar da pesquisa, é claro que o alerta não quer dizer que é necessário abandonar a taça de vinho, apenas atentar-se ao seu consumo diário e tentar apreciar a bebida alcoólica socialmente, enquanto o suco de uva pode ser bebido sem maiores restrições.
Por Giovanna de Freitas Raquel
Atualizado em 18 Set 2024.