O mamão é uma fruta muito popular por seu sabor doce e seus nutrientes, que incluem muitas vitaminas e enzimas que ajudam na digestão. Além disso, pesquisas indicam que consumir duas fatias de mamão por dia pode ajudar o intestino a funcionar melhor e proporcionar mais bem-estar.
No entanto, conforme aponta o portal Ndmais, é importante ter atenção às combinações de alimentos que podem afetar sua digestão e causar efeitos indesejados. Alguns alimentos misturados com essa fruta podem provocar desconforto no estômago ou até reações negativas que podem ser evitadas.
A seguir confira 6 alimentos que você deve evitar combinar com mamão:
1. Frutas cítricas
Misturar mamão com frutas cítricas, como laranja ou limão, pode gerar desconforto digestivo. Isso ocorre porque as frutas cítricas têm um pH mais ácido, que pode interferir na digestão do mamão, levando a uma possível fermentação no estômago.
2. Alimentos ricos em proteínas
Alimentos como carnes e leguminosas podem ser mais difíceis de digerir em combinação com mamão. O mamão já possui enzimas digestivas que ajudam na quebra de proteínas, mas ao combinar com outros alimentos ricos em proteínas, pode-se sobrecarregar o sistema digestivo, resultando em desconforto.
3. Leite e derivados
A combinação de mamão com laticínios pode ser problemática, especialmente para pessoas com intolerância à lactose. O mamão pode dificultar a digestão dos laticínios, levando a desconfortos como gases e inchaço.
4. Alimentos picantes
Alimentos muito temperados ou picantes podem irritar o trato digestivo, especialmente se consumidos com mamão, que é mais suave. Essa combinação pode resultar em desconforto gastrointestinal.
5. Alimentos gordurosos
Frituras e alimentos muito gordurosos podem retardar a digestão. Quando combinados com mamão, isso pode causar uma sensação de peso no estômago e dificultar a digestão adequada da fruta.
6. Alimentos fermentados
O chucrute ou kimchi, podem aumentar a produção de gases quando consumidos junto com mamão. Isso pode causar inchaço e desconforto abdominal, pois ambos os tipos de alimentos podem fermentar no intestino.
Por Lillia Soares
Atualizado em 18 Out 2024.