Se tem um item obrigatório em todas as cozinhas é a esponja. No mercado é possível encontrá-la nas mais variadas cores, como azul, laranja e roxa. Mas ao lavar a louça muitas pessoas ainda usam aquela peça tradicional, nas cores verde e amarela.
Ao utilizar a esponja mais clássica, você costuma usar qualquer um dos lados para limpar tudo que está na pia? Se sim, saiba que essa não é a maneira ideal de higienizar seus utensílios. Na verdade, o manuseio incorreto pode, até mesmo, danificar alguns produtos.
A princípio, pode parecer que as cores verde e amarela estão ali aleatoriamente, apenas como uma estética. Mas não é bem isso que a sua composição significa. Isso porque cada lado serve para uma função específica na hora da limpeza.
Quais são as funções das partes verde e amarela da esponja de lavar louça?
A esponja verde e amarela é ideal para remover aquelas sujeiras mais chatinhas e difíceis. Para que a limpeza seja mais eficaz, use cada lado de acordo com a sua função.
Por exemplo, se você tocar no lado amarelo, é possível perceber que ele é mais macio do que o verde. Essa parte mais suave é indicada para limpar aqueles itens que não podem ser riscados.
Assim, use o lado amarelo para lavar panelas antiaderentes, utensílios de inox, recipientes de plástico e potes de vidro.
Já na parte verde, ao tocá-la, é possível sentir uma textura mais áspera. Isso significa que essa estrutura é abrasiva – ou seja, a sua limpeza se constitui por meio de um atrito.
Com isso, use esse lado mais áspero da esponja para remover sujeiras mais pesadas, como as crostas de gordura em talheres, grelhas, itens de churrasco, formas e assadeiras.
Quais são as funções das outras cores de esponjas?
Além da esponja tradicional, muitos moradores também usam os itens de outras cores. Inclusive, até mesmo essas outras opções possuem uma função adequada.
Conforme o portal TudoGostoso, a roxa, por exemplo, é ótima para limpar louças com sujeiras mais profundas com mais rapidez. Apenas tenha cuidado para não danificar produtos antiaderentes.
Já as cores laranja, azul e rosa possuem uma textura mais suave e servem para lavar itens delicados, como vidro, inox, cristal, acrílico e peças antiaderentes.
Por último, a esponja na cor verde-água não é indicada para a cozinha, mas sim para o banheiro. Com ela, vale higienizar os itens metálicos desse ambiente, além de espelhos, vidros, chuveiros e banheiras.
Por Jennifer de Carvalho
Atualizado em 14 Out 2024.