Guia da Semana

O Catetinho foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek. A ideia para a construção surgiu numa reunião, em 1956, quando amigos de JK quiseram presenteá-lo com uma residência provisória onde eles e a equipe pudessem se abrigar durante a construção da cidade.

Oscar Niemeyer, presente à reunião, fez na hora o esboço num guardanapo. Em dez dias, o Palácio das Tábuas estava erguido e a inauguração marcava o início da construção da cidade.

Por sugestão de um amigo, o nome foi modificado e é uma homenagem ao Palácio do Catete, do Rio de Janeiro. O prédio de madeira, instalado próximo a uma nascente na Fazenda do Gama, foi planejado sem conforto, justamente para que o presidente não se afastasse dos trabalhadores que ali viviam em barracas e tendas.

O Catetinho serviu como residência oficial até junho de 1958, quando ficou pronto o Palácio da Alvorada e JK pode se mudar. Em 10 de novembro de 1959, a pedido do presidente, o local foi tombado e aberto à visitação. Pode-se conhecer a antiga suíte presidencial, a sala de despachos, o quarto dos membros do governo, o quarto de hóspedes e a sala de refeições no térreo.

Todos contêm objetos e mobiliário original. Fotografias da construção também estão expostas no lugar. É necessário agendar visita apenas para grupos maiores que 20 pessoas e o estacionamento possui cem vagas.

Foto: Arquivo Guia da Semana

Mapa do local

Catetinho

Horário(s) Terça a domingo, 9h às 17h.

Endereço
Trevo do Gama
Rodovia Km 0 - BR 040, s/nº, 00000-000

Telefone (61) 3338-8694

Site do estabelecimento

Atualizado em 13 Abr 2012.