Você costuma dar comidinhas para seu cachorro ou gato de vez em quando? Muitos donos acreditam que essa é uma boa forma de recompensar o animal por conta de um comportamento bom. Porém, o que muita gente não sabe é que essa prática pode ser muito prejudicial ao pet – alguns alimentos que são inofensivos para os humanos podem causar problemas gastrintestinais e renais aos peludos, podendo, inclusive, levar o animal a óbito em situações mais graves.
Cães e gatos possuem uma necessidade nutricional específica e a melhor opção para os pets é fornecer um alimento completo e balanceado – e isso significa um alimento que tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde deles.
Outro ponto importante é saber que os cães e gatos também possuem suas particularidades nutricionais, portanto devem receber alimentos diferentes. “Garantir que os animais recebam o alimento adequado para a sua espécie, em comedouros diferentes e na quantidade ideal, recomendada pelo médico-veterinário ou pelo guia de alimentação na embalagem é fundamental para a saúde dos animais”, afirma a médica veterinária da Hill’s Pet Nutrition, Sandra Nogueira.
Segundo a profissional, “os alimentos humanos dificilmente oferecem todos os nutrientes essenciais para os cães e gatos, como, por exemplo, a arginina, que é um aminoácido indispensável para os pets e não é essencial para os humanos”.
Chocolate, cebola, alho, produtos lácteos, abacate, ameixa, álcool e café são alguns alimentos proibidos para cães. O Guia da Semana, com a ajuda da médica veterinária Sandra Nogueira, da Hill’s Pet Nutrition, listou 10 alimentos que são prejudiciais para a saúde do pet. Vale a pena dar uma olhada:
ABACATE
“O abacate contêm uma toxina chamada persina. A persina é uma toxina geralmente inofensiva aos seres humanos, mas é perigosa para os cães. Pode causar vômitos, diarreia e alterações cardíacas nos animais”.
CHOCOLATES E DOCES
“O chocolate é um dos alimentos proibidos para cães, pois possui um composto tóxico que se chama teobromina. Os efeitos tóxicos dependem da dosagem, tamanho do animal e teor dessas substâncias no alimento. Em relação às manifestações clínicas podem ocorrer vômitos, diarreia, hiperatividade, arritmia , tremores musculares, convulsão podendo até levar a morte do animal”.
UVAS E UVA PASSA
“Tanto as uvas como as uvas passas, que é a versão desidratada da uva, são alimentos muito tóxicos para os cães, podendo até leva-los a óbito devido a problemas renais”.
ALHO E CEBOLA
“Temperos como alho e cebola, comumente utilizados na alimentação humana, também representam perigo para os cães, seja qual for a maneira de administração (cru, desidratado ou cozido). Esses ingredientes possuem, respectivamente, dissulfeto de alipropila e tiossulfato, substâncias podem ocasionar vômitos, diarreia, fraqueza e anemia em cães”.
LÁCTEOS
“Outros alimentos que devem ser evitados para cães e gatos adultos são os derivados de leite. Os filhotes deverão receber o leite materno durante toda a fase de amamentação, mas após essa fase ocorre uma diminuição da lactase (enzima que digere o leite) e os animais passam a ter uma digestão prejudicada. Alguns cães podem apresentar casos de dores abdominais, náuseas e diarreia se receberem leite ou derivados após o desmame”.
NOZES DE MACADÂMIA
“A macadâmia é um tipo de noz que agrada o paladar de muitas pessoas, mas apresenta um sério risco aos animais, podendo provocar uma intoxicação alimentar severa, que inicia com fraqueza e tremores musculares e pode evoluir para febre e vômitos. Portanto, evite dar ao seu pet não apenas nozes de macadâmia, mas também outras oleaginosas, como avelã, amendoim e castanhas”.
CAFÉ
“Cães e gatos podem se intoxicar por alimentos que tenham um teor de cafeína. Os efeitos tóxicos dependem da dosagem, tamanho do animal e teor dessas substâncias no alimento. Um animal intoxicado fica agitado, hiperativo, ofegante, pode perder a coordenação motora, apresentar tremores musculares e distúrbios gastrintestinais”.
PÊSSEGO, AMEIXA E CAQUI
“Embora haja frutas que não faça mal aos pets, existem aquelas que podem fazer muito mal. Frutas como pêssego, ameixa e caqui são prejudiciais aos pets, pois suas sementes podem causar obstrução intestinal caso sejam engolidas, além de provocarem uma série de inflamações estomacais”.
OSSOS DE FRANGO
“Os ossos de frango ou de outras carnes devem ser evitados, pois podem causar engasgo, lesões, sangramento e até perfuração do trato gastrintestinal”.
ÁLCOOL
“Pode causar vomitos, diarreia, diminuição da coordenação motora, dificuldade em respirar, tremores e até mesmo a morte”.
Agora que você sabe quais alimentos que podem ser prejudiciais para a saúde dos cães, é só prestar atenção na hora de alimentar seu peludinho :)
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 29 Mar 2018.