Ter um pet não é uma tarefa fácil. Além de dar muito amor e carinho ao animal, também é preciso se atentar a alguns cuidados básicos, como alimentação correta e vacinação – a cartela de vacinas precisa sempre estar em dia!
No mês de agosto é feita a campanha de vacinação e conscientização contra a raiva, doença que pode ser fatal para os animais e seus donos. Ou seja, se seu animalzinho ainda não tomou a vacina, leve-o no veterinário!
Para entender melhor o que é a raiva e quais são os sintomas dessa doença, o Guia da Semana entrevistou a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes. Confira:
O QUE É A RAIVA
Segundo a veterinária Carla Storino Bernardes, a "Raiva é conhecida como Polioencefalite Viral Grave, que na maioria das vezes é fatal aos mamíferos, sendo uma zoonose (doença que pode ser transmitida ao homem), que é transmitida por vírus através de um ferimento (mordida na maioria dos casos) ou pelas membranas e mucosas (troca de secreções). Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental".
SINTOMAS
Segundo a veterinária Carla Storino Bernardes, os sintomas variam de acordo com o estágio progressivo da doença, que pode varia nas atitudes; comportamento erradico; desorientação; incoordenação muscula; convulsões; paralisia e sialorreia (salivação excessiva).
VACINAÇÃO
A única forma de prevenir a raiva é através da vacina contra a raiva. Segundo a veterinária, "a vacinação deve ocorrer de acordo com as recomendações da legislação local, porém todos os cães e gatos com probabilidade de exposição a animais selvagens ou outros animais devem ser vacinados após 12 semanas de vida. Além disso, a cada 1 ano é preciso revacina-los".
CONTAMINAÇÃO DOS HUMANOS
Assim como os pets, os humanos também estão suscetíveis a pegar a doença. Isso pode acontecer porque o animal foi contaminado (por morcegos, macacos...) e passa para o homem através de uma mordida ou ferida aberta."Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. Por esta razão, qualquer um que pode ter um risco de contrair a raiva deve receber vacinação antirrábica para a proteção".
OUTRAS VACINAS IMPORTANTES
Além da vacina contra a raiva, existem outras vacinas importantes e que não devem ser deixadas de lado. Obrigatoriamente, em qualquer esquema de vacinação para cães, deve constar a aplicação da vacina multipla (V8 ou V10) e anti-rábica. Além disso, existem as vacinas contra a Traqueobronquite Infecciosa Canina e Giardíase. Já os gatos precisam da vacina múltipla, tríplice (V3) ou quadrupla (V4).
Por Redação Guia da Semana
Atualizado em 1 Ago 2017.