Você sabia que cachorros e gatos necessitam de cuidados especiais quando as temperaturas abaixam? Seja na hora do banho ou até mesmo nos pequenos detalhes, como a caminha do pet, existem dicas para deixar tudo ainda mais confortável durante o inverno.
O Guia da Semana entrevistou a veterinária Juliana Toledo, da clínica SPet junto a Cobasi São Caetano do Sul. Confira a seguir:
Cuidados reforçados
Segundo a veterinária Juliana Toledo, a maioria dos cães e gatos tendem a sofrer pouco com o inverno brasileiro, principalmente por terem uma temperatura corporal bem mais alta que a nossa, entre 37,5 à 39,4 graus. Porém, devemos nos preocupar com os idosos e filhotinhos, além dos animais desabrigados.
Além disso, é preciso ficar atento a possíveis mudanças de comportamento. A doutora aconselha: "Evitar tosas, colocar roupinhas em animais que toleram, deixar disponível um local coberto ou casinha de abrigo, é essencial para que ele possa escolher caso sinta muito frio".
Em caso de resfriado
Se você identificou sintomas de gripe ou resfriado no seu pet, tais como espirros, tosse e prostração, a veterinária aconselha levá-los a uma clínica de confiança. "Somente um veterinário poderá dizer se esses espirros e tosses estão correlacionados com alergia, pneumonia, uma traqueíte, bronquite, ou até mesmo sinusite. Em alguns casos será necessário um exame de sangue e até mesmo radiografias. Dependendo do estado clínico do animal, o tratamento poderá ser em casa sob orientação médica", ela diz.
Roupinhas ajudam
A veterinária diz ainda que roupinhas ajudam e muito. "Durante o inverno, não é apenas gripes e resfriados nossa grande preocupação. Como médica veterinária deixo o alerta que animais que possuem artrose, ou degenerações osteoarticulares, independente da idade, sofrem muito mais de dor nessa época do ano. Para alguns animais que toleram a utilização da roupa, a mesma se faz necessária, para os que não gostam, deixo a sugestão da utilização de mantas, cobertores e caminhas sempre disponíveis, de preferência localizadas em local longe de correntes de ar", aconselha a veterinária da clínica SPet junto a Cobasi São Caetano do Sul.
Se você tem um gatinho, a doutora diz que gatinhos não gostam de roupa, mas adoram toca ou se aninhar em algum edredom quentinho. Ainda, para os passarinhos a sugestão é cobrir a gaiola a noite com uma lona.
"Para qualquer espécie, estimular banhos de sol é um ato que pode ajudá-los a se manter quentinhos no inverno ou em uma época mais fresca, como o outono", completa.
Alimentação
Segundo Juliana Toledo, não há necessidade de se preocupar com a alimentação. No entanto, ela reforça o cuidado com os animaizinhos idosos e filhotinhos: "Devemos evitar as brincadeiras com gelos e frutinhas congeladas, que são muito comuns e utilizadas para refrescar do calor. Principalmente os mais velhos, que assim como os filhotes, estão mais sujeitos ao desenvolvimento de pneumonias e bronquite".
Menos banho
É aconselhável diminuir a rotina de banhos do seu pet, viu? A veterinária diz: "Principalmente naqueles animais que não toleram o uso de secador, e costumam se secar sozinhos. Essa ação além de broncopatias pode trazer problemas dermatológicos importantes. Cuidado especial também para os banhos terapêuticos em que há necessidade de deixar o animal de molho com determinado shampoo durante 5-10 minutos. Manter o animalzinho molhado esperando o enxague pode ocasionar gripes e resfriados, principalmente se o local onde costuma tomar banho possua muitas janelas com corrente de vento e/ou ar condicionado".
Dormir fora de casa?
Se o seu pet costuma dormir fora de casa, o ideal é deixar disponível uma casinha com cobertores e edredom dentro. A veterinária Juliana Toledo ainda dá dicas: "Utilizar caminhas com isolante térmico para que o colchão não fique em contato direto com o chão frio. Tabuas de madeira, ou papelão podem ser ótimos isolantes térmicos para colocar embaixo das caminhas. Manter as vacinas em dia, pois a imunidade pode ficar mais sensível nessa época do ano. E para os animais que gostam, as roupinhas são excelentes para ajudar a enfrentar os dias mais friorentos do ano", finaliza.
Atualizado em 3 Jun 2019.