Se você tem um peludinho que sofre durante as festas de fim de ano, a dica é encontrar truques e artimanhas para driblar os barulhos dos fogos de artifício e amenizar o desconforto que eles sofrem. É sempre importante lembrar que os pets sofrem justamente por terem a audição mais aguçada que os humanos, e, com isso, se assustam facilmente.
Para quem quer minimizar o desconforto do cachorro ou gato, o Guia da Semana reuniu 6 dicas para testar com seu pet durante os fogos de artifício. Confira:
*Clique em qualquer imagem para abrir a galeria
1) EVITE DEIXAR SEU PET SOZINHO
Se possível, evite deixar seu pet sozinho durante a Virada do Ano. Eles costumam se assustar com o barulho dos fogos e sair em busca de seus donos. Seja em casas ou apartamentos, é muito importante atentar a esse detalhe. Não é à toa que esta é a época em que mais pets fogem de casa.
2) CUIDADOS NA ÁREA EXTERNA
Os pets que costumam ficar na área externa devem ser acolhidos para dentro de casa e mantidos lá dentro sem qualquer interferência de correntes ou coleiras - isso evita que eles fujam e se machuquem tentando se soltar.
3) CUIDADOS DENTRO DE CASA
Para quem tem gatos, a dica é abrir as porta de armários para que eles possam se esconder durante o barulho. O mesmo acontece os cães, que costumam se esconder de baixo de mesas e camas. A dica é não tirá-los de lá – deixe que eles fiquem escondidos até se sentirem seguros o suficiente para sair.
4) A TÉCNICA HALF-WRAP
Essa técnica costuma deixar os pets mais calmos, já que faz com que eles se sintam "abraçados", transferindo pressão a pontos estratégicos e tirando a atenção do "problema" – ou seja, do barulho. Entretanto, é preciso cuidado! O mais indicado é colocar o pano um pouco antes dos fogos começarem e tirar logo depois, além de não ser recomendado amarrar com muita força.
5) ACOSTUME COM O SOM
Ao longo de todo o dia acostume seu cão com o som. Uma dica ótima para isso é ligar uma música em um volume e aos poucos ir aumentando até a hora dos fogos. Sem perceber, o pet vai se acostumar com o barulho e os fogos vão ser menos assustadores.
Por Juliana Sartori
Atualizado em 29 Dez 2017.