É muito comum hotéis, pousadas e restaurantes aceitarem pets em suas acomodações. Essa prática estimula o turismo pet friendly e faz com que os donos se sintam mais à vontade para viajar com seus amiguinhos de quatro patas! Afinal, nada melhor do que curtir momentos mágicos em boa companhia, né?
Para que isso seja possível, é necessário ter alguns cuidados na hora de viajar com seu pet! Por isso, o Guia da Semana entrevistou especialistas e separou 5 dicas para deixar a sua viagem com o seu pet ainda melhor. Confira:
Cuidados na hora de transportar
Um dos pontos mais importantes é a segurança dentro do carro. Por isso, o cinto de segurança adaptável para cachorros ou a caixa de transporte para os gatos são mais do que indicados.
Manter o pet sempre hidratado
Não importa o tempo de viagem, é sempre importante manter seu pet hidratado e fazer paradas constantes, afinal, assim como nós, eles também têm necessidades. Segundo a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernades, o ideal é oferecer água ao seu cão a cada duas horas.
Atenção na alimentação pré-viagem
Ao contrário do que muitos donos acham, o animal deve estar alimentado antes de viajar, mas também deve haver um jejum. A questão é quanto tempo antes essa refeição deve ser feita. A veterinária Carla Bernades diz que esse período deve ser definido junto ao veterinário do animal, pois varia conforme a idade e peso de cada bichano.
Enjoo durante a viagem
Se seu pet costuma ter enjoos, a dica é consultar sempre um veterinário para que ele possa indicar um remédio ou solução adequada. O importante é nunca medicar seu pet sem o aval médico.
Verificar se o lugar aceita pets
Essa dica pode ser meio óbvia, mas é sempre bom verificar se o local para onde você vai viajar aceita pets – e se, de fato, é adequado para receber seu amiguinho. Até porque, deixar o bichinho trancado em um quarto o dia todo não é bacana. Os pets precisam de espaço, ar livre e atenção!
Por Juliana Sartori
Atualizado em 4 Mai 2018.