Os donos do pet sabem que ter um cachorro ou gato em casa vai muito além do que só diversão: é preciso estar sempre atendo a saúde do animal. Por isso, é importante que o pet faça exercícios regularmente, vá ao veterinário para tomar todas as vacinas e, principalmente, que mantenha uma alimentação saudável! Afinal, assim como os seres humanos, os peludinhos precisam de cuidados!
Uma alimentação não saudável pode trazer riscos sérios à saúde do animal, assim como diminuir a expectativa de vida deles. O Guia da Semana conversou com a veterinária da Cobasi, Carla Storino Bernardes, e te conta tudo o que você precisa saber para deixar seu pet saudável. Confira abaixo:
PROBLEMAS DE SAÚDE
Segundo a veterinária Carla Storino Bernardes, os animais acima do peso tendem a ficar mais sedentários e podem apresentar intolerância a exercícios, além de dificuldade respiratória e de mobilidade. Os problemas que a obesidade pode gerar variam desde articulares, intolerância a exercícios e, em casos severos, problemas cardíacos e respiratórios.
ATIVIDADES FÍSICAS
O ideal é que os passeios sejam em horários mais frescos, sem sol excessivo. Devemos sempre lembrar que as patas dos cães estão em contato direto com o asfalto – ou seja, podem ocorrer queimaduras severas nos coxins dos cães. Esta é uma preocupação bem séria e que deve ser levada em conta no momento do passeio do animal.
ALIMENTAÇÃO PET
Segundo a veterinária, a alimentação deve ser feita de acordo com a prescrição de um médico veterinário, com a quantidade e número de vezes estabelecido pelo mesmo. Atualmente, devido a maior preocupação dos proprietários e médicos veterinários na qualidade de vida dos animais, existem no mercado as rações light, que são voltadas para os animais com pequenas variações de aumento de peso. Porém, há rações de prescrição do médico veterinário que têm a função terapêutica para aqueles que estão com grande aumento de peso, precisando assim de um acompanhamento rigoroso em sua alimentação.
Vale destacar também que o animal jamais pode se alimentar somente com petiscos – este deve ser somente um momento de interação do tutor com o animal ou como forma de distração para o pet.
ANIMAL SAUDÁVEL
Para o animal estar sempre saudável, é muito importante o estímulo com brinquedos para animais, assim evitam a obesidade, sedentarismo e até mesmo hábitos incorretos que possam adquirir quando estão entediados. A boa notícia é que nos dias atuais temos diversos brinquedos que estimulam cães e gatos ;)
Por Juliana Sartori
Atualizado em 21 Nov 2017.