Quando os dias de sol chegam, nada melhor do que aproveitar o clima alto-astral para sair de casa e curtir o melhor da cidade. Pensando nisso, que tal programar um dia especial com seu amigo peludo? A melhor parte é que São Paulo conta com diversos lugares ao ar livre que são perfeitos para um passeio divertido com o pet.
A gente já listou os restaurantes pet friendly de São Paulo. Agora, o Guia da Semana fez um roteiro para quem quer curtir um passeio ao ar livre com seu pet sem preocupações. Confira:
*Clique em qualquer foto para abrir a galeria
TOMAR SORVETE NA LA BOTTEGHE DI LEONARDO
A Gelateria Le Botteghe Di Leonardo faz muito mais do que apenas aceitar a presença dos pets: a casa possui reservatórios de água e comida e ainda conta com picolés naturais para cães. Os snacks são feitos com iogurte orgânico, sem lactose e sem açúcar, com fruta fresca (kiwi com banana, maça, banana) ou legumes (cenoura, batata doce, etc). No no lugar do palito de madeira, há um ossinho comestível. Pelas normas da Anvisa, não é possível que o pet entre na Gelateria, mas a loja instalou um parklet em frente, que conta com uma área especial para cães, incluindo bacias com água. Ainda nessa área, há um balcão voltado para a área externa, onde o cliente pode comprar o sorvete sem se separar de seu pet. O animal deve permanecer preso na coleira ou guia e ficar junto ao tutor.
Endereço: Rua Oscar Freire, 42 - Jardim Paulista
Funcionamento: Segunda a quinta, das 12h às 23h | Sexta, das 12h às 00h | Sábado, das 11h às 00h | Domingo, das 10h às 23h
CURTIR A PROGRAMAÇÃO DO DOGLAB
No DogLab, localizado no Brooklin, os cães são livres para passear sem coleira por entre as mesas! O espaço é dedicado ao happy hour para cães e seus donos, reunindo pessoas com o mesmo interesse num só lugar. Os eventos geralmente acontecem no jardim, que tem mesas de madeira, puffs e a sombra de frondosas árvores.
Endereço: Rua Texas, 605 - Brooklin
Horário de funcionamento: confira a página para conferir a programação
SE AVENTURAR NO PARQUE DO JARAGUÁ
O Parque Estadual do Jaraguá fica localizado na região noroeste de São Paulo e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica dentro da capital. O local é conhecido principalmente pelo Pico do Jaraguá, que com seus 1.350 metros de altitude é considerado um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de São Paulo, junto com trilhas, passeios e diversas atividades em meio à natureza, fazem do lugar um incrível destino de ecoturismo sem precisar sair da capital.
Endereço: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 - Pirituba
Horário de Funcionamento: Segunda a Domingo, das 7h às 17h
Entrada gratuita
ANDAR DE SKATE NO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA
Um dos cartões postais de São Paulo e o principal ponto turístico do Ipiranga certamente é o Parque da Independência. O local foi inaugurado no final do século 19 e é um símbolo marcante na história, já que foi o lugar em que D. Pedro I declarou a independência do Brasil. O local ainda abriga o incrível Museu do Ipiranga, que por motivos de restauração está fechado até 2022. Para quem quer conhecer de perto um pouco dos costumes da época, a dica é passear pelos Jardins do Museu, que permanecem aberto ao público. Além de ser um passeio diferente, é uma oportunidade para voltar no tempo - sem falar que o local é perfeito para praticar exercícios físicos, andar de bicicleta e skate.
Endereço: Av. Nazareth, s/n - Ipiranga
Horário de Funcionamento: diariamente, das 5h às 20h
Entrada Gratuita
SE EXERCITAR NO MINHOCÃO DE FINAL DE SEMANA
O Minhocão é um dos principais lugares para praticar esportes ao ar livre em meio à cidade, seja para uma caminhada sossegada, passear com seu pet ou até mesmo andar de bicicleta e skate sem preocupações. Tudo isso por que a via fecha para carros diariamente, das 21h às 6h30, e aos domingos e feriados, o dia todo. Às vezes são realizadas feiras gastronômicas e não é difícil encontrar vendedores de todas as espécies por lá: roupas, comidas e muito mais! O ambiente familiar predomina e atrai pessoas de todos os tipos: crianças, jovens, adultos, idosos e até mesmo turistas que querem conhecer o melhor da cidade. Ao todo, são 3,5 km de pista livre para usar como quiser.
Fechada para carros: diariamente, das 21h30 às 6h30, e aos domingos e feriados, o dia todo
PASSEAR NA PAULISTA DE DOMINGO
Um dos cartões postais da capital também se transforma em uma verdadeira praia urbana aos domingos e feriados. Sem a passagem de carros e ônibus no local, os pedestres podem explorar a Avenida Paulista com seus 2,7 km utilizando os metrôs como meio de transporte. São diversos tipos de programas: além das inúmeras lojas, parques, praças e restaurantes, os paulistas costumam aproveitar o dia para andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico para curtir um dia tranquilo! Em dias de mais movimento, é possível curtir shows ao vivo e rodas de música.
Aberta para pedestres: domingos e feriados, das 9h às 19h
Por Juliana Sartori
Atualizado em 15 Nov 2017.