Nada como um biscoito caseiro como recompensa para o seu cachorro. Afinal, ele merece um petisco saboroso e de qualidade - e que cuide da sua saúde.
Pensando nisso, o Guia da Semana conversou com a nutróloga Mariana Parsani, médica veterinária e prestadora de serviço do hospital Seres, da Petz, e te ensina uma receita de biscoito canino caseiro. Confira:
Ingredientes
Para fazer o seu Biscoito Para Cães caseiro você vai precisar de:
1 e 1/2 banana madura
1 ovo
1 colher de sopa de óleo vegetal (canola, milho, girassol ou soja).
1 xícara de aveia em flocos
2 colheres de chá de farinha de linhaça
Até 2 xícaras de farinha de trigo integral
Modo de Preparo
Coloque todos os ingredientes, menos a farinha de trigo integral, em uma vasilha grande. Amasse bem a banana e misture tudo até todos os ingredientes estejam incorporados. Segundo a médica Mariana Parsani, não há nenhuma restrições sobre as farinhas. No entanto, vale frisar que no caso da linhaça, o ALA, ácido alfa-linolênico contido nesse ingrediente, não se converte em substâncias antiinflamatórias e antioxidantes, como ocorre no organismo de humanos. O benefício da linhaça nesse caso se resumiria apenas à ingestão de fibras.
A massa
Adicione aos poucos a farinha de trigo. Vá colocando e misturando. O ponto certo é quando a massa não está mais tão grudenta e começa a descolar da tigela. Então, sove a massa em uma superfície lisa e enfarinhada. Abra a massa com um rolo até ela ficar bem fininha.
Os biscoitos
Com a massa aberta, é só cortar os biscoitos com um cortador de biscoitos. Se você não tiver, dá para fazer biscoitos redondos com um copo ou qualquer outra coisa vazada.
Asse
Coloque os biscoitos em uma travessa untada e enfarinhada. Leve ao forno médio pré-aquecido por 20 minutos ou até estarem douradinhos.
Aproveite!
Agora, é só dar os biscoitinhos caseiros para o seu companheiro. Lembre-se de guardá-los em local seco e fechado, como uma tigela de biscoitos. Estas delícias duram mais ou menos um mês.
A veterinária Mariana Parsani, especialista em nutrição dos animaizinhos, dá a dica: "Esse petisco pode ser fornecido a animais saudáveis e aos que não tenham dieta com restrições (pacientes obesos/sobrepeso e diabéticos)".
Atualizado em 3 Jan 2020.